Luxemburgo abre o jogo e revela mágoa com o Fluminense
Em participação ao Charla Podcast, Vanderlei Luxemburgo relembrou alguns detalhes de sua trajetória no futebol brasileiro e não deixou de citar a dolorosa perda do título carioca de 1995 com o Flamengo para o Fluminense, na época, de Renato Gaúcho. Ele marcou o famoso gol de barriga, um momento icônico na história do Tricolor e do futebol carioca, que ainda é citado pelos torcedores.
Naquele ano, o Flamengo comemorava seu centenário e havia contratado grandes reforços, incluindo Romário, que havia sido eleito o melhor jogador do mundo em 1994. Para Luxemburgo, esse foi o título perdido mais doloroso de sua carreira, devido à importância da conquista do centenário e ao seu profundo amor pelo Flamengo.
“Perdemos o título mais importante para mim, como flamenguista, como rubro-negro. Aquele título do centenário para mim, cara… E a maneira como nós perdemos também. Teve aquela história de que o Romário fugiu da concentração. Na véspera da final, ele não dormiu na concentração. São coisas que atropelam o comando […] Isso não pode acontecer na véspera do jogo mais importante da história do clube”, iniciou.
Luxemburgo deixa importante marca no futebol nacional
Além disso, ressaltou a oportunidade perdida com o título que acabou ficando em segundo plano: “É uma derrota que dói. Eu ficaria marcado na história do centenário do clube. Quer coisa melhor do que isso?”, lamentou o ex-treinador do Flamengo. Vale ressaltar que Luxemburgo, ainda assim, ficou marcado na história do time carioca.
Ele contou com passagens marcantes pelo Flamengo. Ele comandou o clube carioca em várias ocasiões, sendo lembrado tanto por conquistas quanto por momentos difíceis. Como jogador, Luxemburgo atuava como lateral-esquerdo. Atualmente está sem clube, mas como técnico, carrega a maior quantidade de títulos do Campeonato Brasileiro, ao qual é também o mais vitorioso, com 356 vitórias