O único jogador rockeiro do Fluminense
Em 2011, o site do ge fez uma reportagem especial com Rafael Sobis, atacante do Fluminense na época, em que mostrava um lado pouco conhecido do jogador: o de rockeiro. Em uma área em que pagode e o samba são quase unanimidades entre os boleiros, ter um atleta de um grande clube com um gênero musical diferente chamou a atenção.
Fã confesso da música mais pesada que o rock proporciona, Rafael Sobis remava contrário aos seus companheiros que tinham em seus ouvidos as músicas de Exaltasamba, Sorriso Maroto e entre outros. Já para o ex-jogador do Flu, no seu fone tocavam Blink 182, Metallica e Strokes.
Na época, o “doidão”, como era chamado pelos companheiros de Fluminense, Rafael Sobis foi convidado pela reportagem do Globo Esporte para visitar a Cidade do Rock, promovida pelo evento do Rock in Rio, onde ele pôde falar mais sobre sua paixão pelo gênero musical.
Atualmente aposentado, nascido e criado no interior de Porto Alegre, o ex-atacante disse que escutou de tudo em sua vida até encontrar seu estilo de música preferido, que entrou em sua vida quando tinha 15 anos e chegou ao Internacional.
“Quando entrei no mundo do futebol, escutei de tudo. Até porque, estava entrando em um mundo que não era meu. Ia onde o pessoal ia. Nem sabia quem era quem. Lembro que tinha evento de samba, pagode, e estava no meio, mesmo sem saber se gostava ou não. Mas a medida que vamos crescendo, passamos a selecionar mais. Hoje, estou nesse meu mundo quase que solitário.”, lembrou o ex-jogador em entrevista ao Globo Esporte.
Títulos e prêmios individuais de Rafael Sobis
Títulos
Internacional
- Campeonato Gaúcho: 2004, 2005 e 2011
- Copa Libertadores da América: 2006 e 2010
Fluminense
- Campeonato Carioca: 2012
- Campeonato Brasileiro: 2012
Tigres UANL
- Primera División: 2015–16
Cruzeiro
- Copa do Brasil: 2017 e 2018
- Campeonato Mineiro: 2018
Ceará
- Copa do Nordeste: 2020
Seleção Brasileira
- Jogos Olímpicos: 2008 (medalha de bronze)
Prêmios individuais
- Prêmio Craque do Brasileirão: 2005
- Bola de Prata do Campeonato Brasileiro: 2005
- Troféu Mesa Redonda do Campeonato Brasileiro: 2005
- Chuteira de Ouro da Copa do Brasil: 2017
- Líder de Assistências da Primera División: 2015–16