Torcida organizada está suspensa por 1 mês no RJ após morte
A Polícia Militar reconheceu falhas em seu trabalho de policiamento antes do clássico entre Flamengo e Vasco, que ocorreu no domingo no Maracanã. Em decorrência dessas falhas, houve episódios de violência nas imediações do estádio, resultando em um saldo trágico de uma pessoa morta e ao menos sete hospitalizadas, duas em estado grave.
Como medida para coibir a violência no entorno dos estádios no Rio de Janeiro, a Polícia Militar decidiu afastar, pelo período de 90 dias, três torcidas organizadas ligadas aos clubes envolvidos. Espera-se que essa medida contribua para a prevenção de futuros episódios de violência em eventos esportivos.
O tenente-coronel Wagner Ferreira Marques, do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (Bepe), anunciou que as torcidas organizadas Raça Rubro-Negra, Jovem Fla e Força Jovem Vasco serão proibidas de frequentar estádios pelo período de três meses. Essa medida foi tomada em decorrência dos eventos violentos ocorridos no último jogo.
“Já comunicamos a essas torcidas sobre o afastamento. Trata-se de uma sanção administrativa de 90 dias, motivada pelos fatos ocorridos no último jogo”, explicou Ferreira Marques. Essa ação visa garantir a segurança e a tranquilidade em futuras partidas de futebol na cidade.
Torcida Tricolor não solicitou escolta para clássico Fla-Flu
De acordo com o tenente-coronel, em relação ao jogo entre Flamengo e Fluminense pelo Campeonato Carioca, nesta quarta-feira (8), não houve solicitação de escolta por parte da torcida do Fluminense. Em uma reunião com o Bepe, os torcedores foram orientados sobre as medidas de segurança e os riscos envolvidos, caso ocorra algo semelhante ao que aconteceu no último jogo. O tenente-coronel afirmou que há confiança em relação ao sucesso do policiamento.
“A torcida do Fluminense hoje, em reunião com o Bepe, não pediu nenhum tipo de escolta. Eles vão chegar ao estádio (sozinhos), foram orientados sobre as medidas, sobre os riscos que eles podem sofrer caso ocorra alguma coisa semelhante ao último jogo. A gente acredita que, com certeza, a gente vai fazer um policiamento de sucesso”, informou.
Para o jogo desta quarta (8), haverá um reforço na segurança, e a torcida organizada do Flamengo, que foi proibida de entrar no Maracanã, não receberá escolta policial.