Curiosidades sobre o Coração Valente das Laranjeiras
Washington, mais conhecido como Coração Valente, é um ex-atacante que fez muito sucesso no futebol brasileiro. Entre os clubes defendidos está o Fluminense, onde atuou em duas oportunidades: a primeira em 2008, quando chegou para reforçar a equipe para a disputa da Copa Libertadores da América. E a segunda entre 2010 e 2011.
Ao lado de Thiago Silva, Thiago Neves, Conca e Dodô, Washington conseguiu levar o Time de Guerreiros até a grande decisão da maior competição de clubes da América do Sul. Porém, o final não foi o esperado. Derrota para LDU nos pênaltis em pleno Maracanã.
Apesar do vice na Copa Libertadores da América, a passagem de Coração Valente pelo clube das Laranjeiras é vista como bastante positiva. Ainda mais levando em conta que o atacante foi fundamental na permanência da equipe na primeira divisão.
Focado na Libertadores, o técnico Renato Gaúcho na época preferiu poupar o time principal no Campeonato Brasileiro e acabou perdendo pontos importantes. Com o fim da competição continental, o elenco Tricolor também sofreu algumas baixas importantes, como a saída de Thiago Neves. E, até o fim da liga, o Flu lutou contra o rebaixamento.
A importância de Washington na manutenção Tricolor na elite do futebol se resume a 21 gols em 28 jogos. Em três oportunidades o centroavante marcou 3 gols em uma única partida. Em outras três oportunidades, marcou o gol da vitória. Além de livrar o Fluminense do rebaixamento, o Coração Valente ainda terminou a competição como artilheiro.
Somando as duas passagens pelo Fluminense, Washington fez 77 jogos e marcou 41 gols. Também fez parte do elenco que conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2020.
Curiosidades sobre Washington
Sucesso no sul: Washington Coração Valente é um jogador de futebol brasileiro nascido em Brasília. Ele se mudou para o Rio Grande do Sul para jogar nas categorias de base do Juventude, mas acabou optando pelo Caxias, onde foi destaque e campeão nos estaduais juvenis.
Campeão no Inter: Ele também teve uma breve passagem pelo Internacional em 1997, onde marcou quatro gols em quatro jogos disputados e fez parte do elenco campeão do Campeonato Gaúcho.
Transferência para o Grêmio: Apesar de ter sido contratado pelo Grêmio, Washington não teve muito espaço no time devido a lesões e não jogou nenhum jogo pelo Tricolor Gaúcho, voltando ao Caxias logo depois.
Diabetes: Em 1996, com apenas 21 anos, ele descobriu que tinha diabetes tipo 1 e desde então mantém acompanhamento médico e tratamento.
Passagem vitoriosa no Japão: Nos anos 2000, Washington jogou no Japão, onde se tornou um grande sucesso e conquistou vários títulos pelo Tokyo Verdy e pelo Urawa Red Diamonds.
Carreira política: Ele também se aventurou na política, sendo eleito vereador mais votado em Caxias do Sul nas eleições municipais de 2012 e se candidatando a deputado em 2018 no Rio Grande do Sul, mas sem sucesso.
CEO: Em abril de 2022, Washington Coração Valente foi anunciado como CEO do Confiança, ajudando a levar o nome do clube pelo Brasil e dando ainda mais visibilidade à marca Confiança.