Fluminense costuma se dar mal contra o Corinthians em mata-mata
Na próxima quarta-feira (24), o Fluminense receberá o Corinthians pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. No entanto, apesar do bom momento, o Tricolor não possui um retrospecto favorável contra os paulistas em competições “mata-mata”. Foram, no total, 7 confrontos, dos quais o Flu venceu apenas 2. O jogo da ida, na próxima semana, será no Maracanã e a volta, no dia 14 de setembro, na Neo Química Arena.
Vale ressaltar, que a única final disputada entre os dois clubes teve vitória Tricolor: a final da Copa Rio Internacional de 1952, reconhecida pela FIFA como o Mundial de Clubes da época. Na ocasião, o Fluminense se sagrou campeão após 2 jogos realizados no Maracanã. O primeiro, vitória por 2×0, com gols de Orlando Pingo d’Ouro e Marinho. O empate por 2×2 no segundo jogo sacramentou a ida do troféu às Laranjeiras.
O outro triunfo carioca foi em 1984, pelo Campeonato Brasileiro. Os dois clubes se enfrentaram pela semifinal do torneio. O primeiro jogo foi realizado em São Paulo, no Morumbi e os comandados de Carlos Alberto Parreira abriram boa vantagem: 2×0, com gols de Assis e Tato. No Maracanã, o empate sem gols mandou para casa o esquadrão de Sócrates, Wladimir, Zenon & cia. Naquele ano, o Fluminense se sagrou campeão brasileiro após bater o Vasco da Gama na final.
Pela Copa do Brasil, o Fluminense foi eliminado 2 vezes pelos paulistas. A primeira foi em 2009 – ano da histórica arrancada para fugir do rebaixamento -, pelas quartas de final. Após uma derrota por 1×0 fora de casa, o Tricolor não conseguiu reagir no Maracanã e o jogo acabou empatado (2×2). Em 2016, pelas oitavas, o empate no Giulitte Coutinho, no Rio, deu ao Corinthians a vantagem do empate na volta. Após uma partida com a arbitragem polêmica, com 3 gols anulados para o Time das Laranjeiras, o Corinthians passou ao vencer por 1×0.
Esse ano, o Fluminense tem a chance de quebrar o tabu e avançar para a final da competição pela 3ª vez em sua história, tendo sido campeão há 15 anos atrás, em 2007.