Fluminense divulga nota de repúdio após derrota para o River Plate
Nesta quinta-feira, o Fluminense emitiu um comunicado expressando seu repúdio aos atos de racismo perpetrados por torcedores do River Plate, na Argentina. Antes do jogo válido pela Libertadores, foi registrado o lamentável comportamento de torcedores argentinos imitando macacos em direção à torcida do Tricolor.
O Fluminense expressou sua expectativa de que ações sejam tomadas no sentido de combater e erradicar o racismo do ambiente esportivo, e solicitou às autoridades que identifiquem e punam os responsáveis pelos crimes cometidos.
Durante a entrevista coletiva após a derrota para o River Plate, o técnico Fernando Diniz, do Fluminense, manifestou seu repúdio aos casos recorrentes na América do Sul e criticou a Conmebol por sua omissão na repressão desses episódios.
Veja a nota:
“No jogo contra o River Plate, na noite de ontem, cenas lamentáveis de racismo se repetiram, dentro e fora do estádio. Alguns desses atos foram gravados, publicados e estão disponíveis para que as autoridades possam identificar e punir os responsáveis.
O Fluminense FC, fiel ao seu lema de Time de Todos, repudia qualquer tipo de preconceito e espera que medidas sejam tomadas para que o racismo, crime grave segundo as leis brasileiras e condenável segundo a opinião pública mundial – como se viu há poucos dias – seja combatido e enfim erradicado do ambiente esportivo.”
Durante a rodada, foram registrados mais dois incidentes envolvendo times e torcedores brasileiros. Na Libertadores, torcedores do Nacional, do Uruguai, também foram flagrados imitando macacos em direção à torcida do Internacional, em Montevidéu. Na Sul-Americana, torcedores do Newell’s foram igualmente racistas com a torcida do Santos, na Vila Belmiro.