Torcida do Fluminense faz ameaça e clube pode ser eliminado da Libertadores
Nesta terça-feira (8), o Fluminense entra em campo contra o Argentinos Juniors no Maracanã, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Se o Tricolor das Laranjeiras quiser manter vivo o sonho de conquistar a América, terá que entregar tudo em campo e superar os argentinos.
Uma preocupação dentro do clube é com possíveis punições da Conmebol pela conduta da torcida. O Fluminense veio às redes sociais pedir para que seus torcedores não levem sinalizadores e bombas, proibidos tanto por lei quanto pelo regulamento oficial da Conmebol, para o estádio.
No comunicado, o clube lembra já ter sido punido em outras ocasiões e ressalta a importância de se manter livre desse tipo de punição.
Tricolor, reforçamos: NÃO LEVE SINALIZADORES E BOMBAS para as arquibancadas do Maracanã. Além de colocar em risco a saúde e a segurança do torcedor, é expressamente proibido por lei e pelo regulamento da Conmebol. O Fluminense já foi punido e precisa evitar outras punições. pic.twitter.com/IKYgU5ZlTu
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) August 8, 2023
Torcedores reagem ao post nas redes sociais
Em resposta à publicação, muitos torcedores – seja a sério ou em tom de brincadeira – deram a entender que planejam levar sinalizadores ao jogo, o que deve gerar muita preocupação aos dirigentes do Fluminense.
Existem muitas discussões sobre os sinalizadores, mas independente de ser contra ou a favor da proibição destes itens, a preocupação maior é com o regulamento da Conmebol e punições mais severas que o clube pode receber dependendo da conduta da torcida.
Além de algum prejuízo financeiro pelo pagamento de multas, o Tricolor das Laranjeiras correria o risco de perda de setores da arquibancada (como o setor Sul) nos próximos jogos em caso de classificação.
No caso de ser eliminado, a punição provavelmente seria cumprida nos próximos compromissos continentais do Tricolor na temporada que vem.
Sabendo do bom desempenho do Fluminense em casa na temporada, perder sua torcida – seja em parte ou integralmente – poderia ser um duro baque para as ambições tricolores.
Mesmo que o Fluminense se classifique, jogar com pouca ou nenhuma torcida (em caso de punição mais severa) aumentaria consideravelmente as chances de eliminação nas próximas fases.