Vaza áudio do VAR que beneficiou o Fluminense contra o Argentinos Juniors
Uma das principais polêmicas da arbitragem do confronto de volta entre Fluminense e Argentinos Juniors pelas oitavas de final da Libertadores ocorreu em lance envolvendo o jovem volante André, do Fluminense.
Muitos torcedores argentinos ficaram indignados com o fato de André não ter recebido um cartão vermelho, e consequentemente ser expulso, após um lance em que o atleta chega atrasado em uma dividida com o pé no alto e acerta a cabeça de um jogador adversário.
A Conmebol divulgou o áudio do VAR sobre o lance. Tanto o árbitro quanto o árbitro de vídeo consideraram o lance uma ação temerária, de média intensidade; a Conmebol discorda da decisão dos profissionais, e classifica a entrada de algo como um “jogo brusco grave”.
Segundo manual de regras, atleta do Fluminense deveria ter sido expulso
O livro de regras da IFAB (International Football Association Board) prevê que, em caso de “jogo brusco grave”, o atleta deve receber o cartão vermelho. A título de curiosidade, o termo “jogo brusco grave” foi o mesmo utilizado pelo árbitro do confronto de ida para justificar a expulsão do lateral Marcelo no lance em que o zagueiro Luciano Sánchez se lesionou.
No áudio do VAR, comenta-se que o lance seria de intensidade média já que o argentino abaixa a cabeça, enquanto o atleta tricolor, mesmo acertando o rosto do adversário, tenta suavizar o movimento para evitar maiores riscos.
O lance ocorreu aos 75 minutos, e o volante André já havia se envolvido em outro momento polêmico na partida: quando um jogador adversário caiu dentro da área do Fluminense ao dividir a bola com ele. Os argentinos obviamente pediram pênalti, mas o árbitro seguiu com o jogo.
Após ter sua cabeça acertada pelo pé do volante tricolor, o atacante argentino Nuss passou o resto da partida com a cabeça enfaixada.
O Fluminense agora aguarda o classificado de Olimpia x Flamengo nas quartas de final da Libertadores.