Fluminense é comunicado e Chelsea fica no chinelo
Com o passar das temporadas, é evidente que os clubes ao redor do mundo podem experimentar tanto evoluções quanto desvios em seu desempenho, os afetando ao decorrer das temporadas.
Na última temporada, um exemplo notável foi o Chelsea, um clube tradicional na Inglaterra, que enfrentou sua pior campanha na história da Premier League desde sua fundação em 1992, o que acarretou diversos problemas a equipe.
Durante essa temporada, o Chelsea não conquistou nenhum título e acabou fora de todas as competições europeias para a temporada 2023/24, o que teve um impacto em pesquisas e rankings que avaliam o desempenho dos clubes.
Fluminense ultrapassou a todo vapor
Enquanto o Chelsea enfrentava dificuldades, o Fluminense estava em constante evolução. O clube carioca conquistou o bicampeonato carioca, manteve uma presença constante na Libertadores e sempre esteve na disputa pelo G4 no Campeonato Brasileiro, estando inclusive vivo na Libertadores de 2023.
Nesse contexto, a International Federation of Football History & Statistics (IFFHS) lançou sua lista oficial de clubes, na qual o Chelsea sofreu uma queda significativa, enquanto o Fluminense demonstrou uma evolução notável. O Fluminense agora ocupa a 52ª posição no ranking de clubes da IFFHS, enquanto o Chelsea está em 61º lugar.
Isso reflete um trabalho sério e orientado para resultados do Fluminense, que está construindo um projeto vencedor. Ao superar equipes tradicionais como o Boca Juniors, Tottenham, Villarreal e Olimpia (seu adversário nas quartas de final da Libertadores), o Fluminense demonstra sua ambição de crescer tanto nacional quanto internacionalmente.
O projeto ambicioso do Fluminense tem gerado frutos concretos, como o desempenho na Libertadores, onde o clube carioca está realizando uma campanha impressionante, consolidando sua posição entre os times de destaque no cenário esportivo e pretendendo não parar e só evoluir.