Joia do Fluminense de R$ 215 milhões deve ser vendida
As categorias de base do Fluminense tem rendido grandes frutos nos últimos anos. A Fábrica de Xerém já tem reconhecimento internacional, e o clube tem feito por merecer o reconhecimento como grande formador de talentos.
Um jogador revelado no Fluminense que pode render alguns milhões de reais aos cofres tricolores é o lateral Lucas Calegari, de 21 anos. O atleta, volante de origem, mas que ao subir para a equipe profissional foi adaptado à lateral-direita, está emprestado ao LA Galaxy, dos Estados Unidos. O clube detém opção de compra.
Calegari tem multa rescisória de 215 milhões de reais, mas deve sair por muito menos
Normalmente clubes estipulam valores altíssimos para as multas rescisórias, uma maneira de proteger os atletas e poder negociá-los em seus próprios termos. No caso de Calegari, ao renovar seu contrato com o Tricolor das Laranjeiras em 2019, ele passou a ter uma multa de 40 milhões de euros (pouco mais de 215 milhões de reais).
Apesar de útil e polivalente, podendo jogar tanto nas laterais quanto no meio de campo, o jogador não se valorizou tanto e nunca atingiu um patamar elevado o suficiente para justificar o pagamento de um valor tão alto. Seu contrato de empréstimo com o LA Galaxy prevê opção de compra no valor de 2,2 milhões de dólares, o que equivale a pouco menos de 11 milhões de reais.
O lateral de 21 anos disputou 28 partidas pelo clube americano, que deve exercer a opção de compra. Caso por algum motivo o LA Galaxy não manifeste o interesse em contar com o atleta em definitivo, ele retornará ao Fluminense e seu futuro provavelmente ainda seria discutido internamente.
Mesmo não sendo um preço tão alto, especialmente se comparado ao valor da multa rescisória, os quase 11 milhões de reais que o Fluminense receberia por Calegari teriam sua utilidade no orçamento para a temporada que vem.