Maracanã apresenta condições precárias e Fluminense deve ser punido pela Conmebol
Após uma série de intensos jogos e disputas judiciais em torno do Maracanã, o desfecho parece não ser positivo para o Fluminense em sua campanha na Libertadores, podendo gerar consequências terríveis.
O problema em questão persiste há anos, sendo o gramado do Maracanã onde frequentemente o local sofre inúmeros contratempos. A qualidade do campo é comprometida devido à falta de manutenção adequada, resultando em partidas que não fluem como deveriam.
Esse problema é também é gerado pelo calendário apertado, que muitas vezes envolve jogos tanto do Fluminense quanto do Flamengo, e ocasionalmente do Vasco.
Fluminense pode sofrer multa da Conmebol
Além das preocupações em relação à qualidade do gramado e seu impacto na equipe, o Fluminense pode enfrentar uma nova adversidade no confronto da Libertadores na próxima quinta-feira.
O gramado do Maracanã se encontra em um estado crítico devido à sequência de jogos e chuvas nos últimos dias. Essa situação não só causa problemas técnicos, mas também traz implicações financeiras.
A Conmebol, entidade organizadora do torneio continental, possui diretrizes rígidas quanto às condições ideais do gramado em cada partida. Caso o gramado seja considerado inadequado e prejudique a qualidade do jogo, o clube responsável pode ser multado.
Essa multa, conforme descrita nos códigos disciplinares da Conmebol, é aplicada aos clubes que não mantêm o padrão exigido para o gramado. Os clubes multados terão o valor deduzido de sua premiação ao fim do torneio, podendo retirar os ganhos do clube em multas. Essa situação representa uma grande preocupação para os torcedores do Fluminense.
Os problemas recorrentes com o gramado do Maracanã, inclusive geram a necessidade de trocas periódicas de grama e a proibição de jogos do Flamengo e do Fluminense no estádio(para manutenção).
Um exemplo da sobrecarga do gramado é o número excessivo de jogos em um curto período de tempo. Entre a quarta-feira (16) e a próxima quinta-feira (24), o Maracanã sediará quatro jogos em apenas sete dias, além das chuvas intensas que prejudicaram ainda mais o campo.
Vale ressaltar que as multas aplicadas pela Conmebol impactam diretamente os clubes, sendo descontadas da premiação recebida ao final do torneio. Na fase de grupos da Libertadores, por exemplo, o Atlético-MG foi multado em US$ 10 mil (cerca de R$ 50 mil) por problemas similares após uma partida contra o Athletico-PR. Conforme o regulamento, os valores das multas podem aumentar durante as fases de mata-mata.