Como são chamados os torcedores do Fluminense?
Nomeados por dois apelidados, os torcedores do Fluminense são conhecidos no Brasil como torcida tricolor e pó de arroz. Um dos apelidos em alusão as cores do clube e outro por questões raciais do início do século XX.
O primeiro, torcida tricolor, ganhou significado na comunidade do futebol por representar as três cores presentes no escudo: grená, verde e branco. Adotado em 1904, as três cores foram escolhidas em reunião após os dirigentes da época terem dificuldades de conseguir tecido da cor cinza, escasso no mercado na época. Quando foi fundado, em 1902, o Fluminense tinha as cores cinza e branco.
Já o apelido pó de arroz surgiu depois do jogador Carlos Alberto se transferir do América-RJ para o Fluminense. Com receio de enfrentar preconceitos raciais, o atleta teria passado pó de arroz no rosto para que a sua pele ficasse mais clara. Porém, durante a partida o jogador foi suando e a “maquiagem” saindo.
A torcida do América-RJ então começou a entoar as palavras “Pó de arroz”. A partir deste dia, a torcida do Fluminense absorveu os cantos e passou a levar pó de arroz e talco para saudar a equipe no começo das partidas.
O acontecimento ganhou importância e se tornou uma marca da torcida tricolor, que até os dias de hoje leva talco e pó de arroz para saudar os atletas. Festas como estas são comuns na torcida do Fluminense são comuns nas arquibancadas do Maracanã.