Acertado com o Fluminense, Renato Augusto foi chutado do Corinthians
Meio-campista não se despediu da torcida
A janela de transferência para o futebol brasileiro ainda não foi aberta, mas o Fluminense pegou a todos de surpresa ao fechar acordo para a contratação de Renato Augusto. Visto como ídolo por parte da torcida do Corinthians, o meio-campista acabou sendo despachado do clube e não teve a oportunidade de se despedir. Inciativa da diretoria do Timão deixou a massa alvinegra irritada e clima nos bastidores esquentou.
Recém-eleito como presidente do Corinthians, Augusto Melo não demorou para mostrar serviço com as vestes do clube paulista. Com o objetivo de tornar o elenco competitivo para a próxima temporada, o mandatário dispensou Gil, Giuliano e Renato Augusto. Dentre todos os nomes despachados, o do meio-campista pegou a todos de surpresa, mas o representante do Timão explicou a ideia por detrás.
— “O Corinthians precisa passar por uma reformulação, um time mais jovial, porque hoje o futebol, na parte tática e física, pesa muito. O Renato ninguém discute que é um dos melhores meias, em forma. Mas é como eu falei. O Corinthians precisa de uma reformulação. E meu projeto é para três anos. Queremos um time para esse período. Na minha opinião, e em uma conversa boa com o Mano. Ele aderiu ao projeto e a gente” – explicou Augusto Melo ao programa “Apito Final”, da Bandeirantes.
Aos 35 anos, o novo reforço do Fluminense disputou 45 partidas com a camisa do Corinthians na atual temporada. De modo geral, Renato Augusto participou do Campeonato Paulista, Série A, Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil. Como consequência de sua destreza fora de curva, o meia marcou seis gols e contribuiu com dez assistências.
Trajetória de Renato Augusto
Revelado com a camisa do Flamengo, Renato Augusto não demorou para fazer sua carreira no exterior. A princípio, o primeiro clube do meio-campista fora do país foi o Bayer Leverkusen, da Alemanha. Posteriormente, o brasileiro fez história na China, com a camisa do Guon, até se firmar de vez com as vestes do Corinthians.
De modo geral, Renato Augusto teve sua primeira passagem no Timão datada em 2013 e após três anos foi para a China. No entanto, sua afeição pelo Corinthians fez com que o jogador retornasse ao clube paulista em 2021.
Como consequência de suas façanhas dentro de campo, o meia faturou alguns títulos de renome. Assim, levou a Sul-Americana (2013), Campeonato Brasileiro (2015), Copa do Brasil (2006), Copa da China (2018), Campeonato Paulista (2013), Campeonato Carioca (2007 e 2008), Olímpiadas (2016) e Campeonato Carioca Sub-20 (2005).