Adversário do Fluminense na Libertadores vive fase decadente
Estreia ocorre no dia 3 de abril, no Peru
Apesar de ter sido eliminado do Campeonato Carioca de forma precoce, o Fluminense conseguiu se manter firme por alguns momentos na atual temporada, sendo recompensado com o título da Recopa Sul-Americana. Em contrapartida, o Alianza Lima, primeiro adversário do Tricolor das Laranjeiras na Libertadores, não tem a mesma sorte. Além de possuir 50% de aproveitamento em 2024, os peruanos contabilizam uma vitória nos últimos 35 jogos da principal competição continental.
Aproveitando a Data FIFA para reajustar o plantel, Fernando Diniz não coloca o Fluminense como favorito, mas vê o retrospecto do adversário como algo positivo. Para se ter noção da fase decadente do Alianza Lima, o clube somente triunfou uma vez nas partidas pela Libertadores entre os anos de 2012 e 2023. Potencializando ainda não as oscilações, os peruanos não possuem tradição no torneio da Conmebol, ficando para trás ainda na fase de grupos.
Nas últimas duas edições da Libertadores, o Alianza não teve sorte quando encarou brasileiros na fase de grupos. A princípio, em 2022, os rivais do Fluminense foram derrotados duas vezes pelo Fortaleza, enquanto ocorreu o mesmo com o Atlético-MG, no ano posterior. Por fim, tem uma memória mais amena diante do Athletico-OR, clube que não conseguiu triunfar, mas arrancou um empate em casa e sofreu revés do Coritiba.
Fluminense x Alianza Lima
Mesmo analisando o retrospecto do adversário, o Fluminense não tem dados para se amarrar em termos de competitividade com os adversários. Para se ter noção, na história dos dois clubes, Tricolor das Laranjeiras e Alianza Lima jamais se enfrentaram. Sendo assim, a estreia da próxima edição da Libertadores colocará em xeque a preparação entre peruanos e brasileiros.
No mais, no dia 3 de abril, o Alianza recebe o Fluminense no Estádio Alejandro Villanueva, no Peru, às 21h30 (Horário de Brasília), pelo primeiro jogo da fase de grupos da Conmebol Libertadores 2024.