Após carregar time nas costas em 2023, craque é mandado embora e assina com o Fluminense
O futebol brasileiro, principalmente em seu principal estado, impõe alta cobrança por resultados e desempenhos acima da média para jogadores e treinadores. Nesta temporada, diversos clubes sofreram pressão extracampo devido à falta de resultados, mas o Fluminense teve um ano mágico, conquistando títulos e foi uma das equipes que não sofreram com pressão.
Vivendo uma das melhores fases de toda a sua história, o Tricolor Carioca continua sua busca por se manter entre os times mais fortes da América do Sul. Para reforçar a equipe, o clube das Laranjeiras fechou contrato com um jogador que saiu de um clube onde é ídolo, mas que mesmo sendo importante nesta temporada saiu “chutado”.
Com o contrato praticamente fechado com Renato Augusto, do Corinthians, muitos torcedores do clube alvinegro comemoraram a saída do lendário camisa 8 da equipe. Atualmente, aos 35 anos e com problemas de lesão, o jogador não teve seu contrato renovado e faz parte da reformulação no elenco alvinegro para 2024.
Renato Augusto tem números espetaculares pelo Corinthians
Mesmo com as críticas sofridas neste ano, com a equipe lutando contra o rebaixamento e passando mais uma temporada sem títulos no cenário nacional e internacional, Renato, que foi muito criticado por sua falta de ritmo e lesões, apresentou números muito bons pela equipe paulista, levantando dúvidas sobre as críticas recebidas.
Apesar da temporada aquém das expectativas para o Corinthians, que esperava pelo menos brigar por títulos neste ano, Renato Augusto teve bons números e desempenho pela equipe. Com ele em campo, a taxa de aproveitamento chegou a 72%, enquanto sem ele ficou em apenas 32%. Sem Renato, inclusive, o Corinthians foi eliminado na fase de grupos da Libertadores.
Ao longo da temporada, o jogador participou de 45 jogos, sendo titular em 35 deles. Mesmo com as lesões que o afastaram de algumas partidas, o camisa 8 marcou seis gols e fez 10 assistências, liderando a equipe em passes para gols neste ano. Onde há boas expectativas para sua contribuição no Fluminense em 2024.
Apesar de não terem sido revelados todos os detalhes, Renato Augusto já foi confirmado pelo presidente Mário Bittencourt e pelo treinador Fernando Diniz. Até o momento, apenas a duração do contrato foi divulgada, com o meia tendo seu salário reduzido no Tricolor, mas com um contrato válido até dezembro de 2025.