Atlético Mineiro compra super craque revelado no Fluminense e fortuna vem aí
O meia Gustavo Scarpa, revelado pelo Fluminense, foi anunciado como reforço do Atlético Mineiro, e a transferência do jogador renderá ao clube carioca uma quantia devido ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA.
O Tricolor das Laranjeiras, como clube formador do jogador, tem direito a uma porcentagem em todas as vendas do atleta ao longo de sua carreira. Vale lembrar que Scarpa esteve no Fluminense entre os 17 e 22 anos, e, segundo a FIFA, o clube formador tem direito a 3% do valor total de cada transferência executada.
Atlético Mineiro finalmente fechou com Gustavo Scarpa
O Atlético Mineiro adquiriu Gustavo Scarpa do Nottingham Forest, da Inglaterra, por um montante de 5 milhões de euros, aproximadamente R$ 26,7 milhões. Com base nesses valores, o Fluzão deverá receber cerca de R$ 800 mil referentes à porcentagem estipulada pelo Mecanismo de Solidariedade.
Esse mecanismo da FIFA é uma forma de compensar os clubes formadores pelos investimentos realizados na formação de jogadores, proporcionando uma parte dos ganhos em transferências internacionais. Neste caso, o Fluminense, que contribuiu para o desenvolvimento de Gustavo Scarpa nas categorias de base, será beneficiado financeiramente com a sua transferência para o Atlético Mineiro.
Desta forma, o Tricolor costumeiramente recebe verbas por meio deste mecanismo, já que os “meninos de Xerém” estão se espalhando cada vez mais pelo futebol mundial, e Scarpa é uma das várias provas de que o Fluminense é um time focado em formar atletas de ponta.