Ayrton Lucas aceitou proposta para voltar ao Fluminense
No dia 18 de outubro de 2015, em confronto contra o Cruzeiro, Ayrton Lucas realizou sua estreia como profissional, ao lado da equipe do Fluminense. Naquele momento, ainda não apresentava o destaque esperado, e a equipe carioca se desdobrou em derrota por 2 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Longe dos planos do time, seguiu em empréstimo junto ao Madureira.
Após período de experiência no Madureira, em 4 de janeiro de 2017 foi emprestado pelo Fluminense ao Londrina, até o final daquele ano. A sua estreia aconteceu diante do Prudentópolis pelo Campeonato Paranaense, completando um empate por 1 a 1. Em desafio contra o Rio Branco-PR balançou as redes pela primeira vez ao lado do time, em uma vitória por 3 a 0.
Após seu empréstimo ao Londrina, conquistando destaque significativo na temporada 2017, Ayrton Lucas retornou como opção ao Fluminense. O profissional foi acionado para atuar pela Florida Cup nos Estados Unidos, já com a camisa 16. No ano seguinte, o jogador foi citado na Seleção do Campeonato Carioca e na Seleção da Copa Sul-Americana.
Ayrton Lucas carrega história curiosa no Fluminense
No momento em que retornou ao Fluminense, os torcedores comentavam frequentemente sobre a sua tatuagem, o enorme beijo no pescoço. O desenho acabou direcionando diversos apelidos para Ayrton, como “beijoqueiro” e “beijinho”. Vale ressaltar que a tatuagem não ficou da maneira como gostaria, já que o objetivo era marcar a boca de sua mãe.
“O que passei ao tatuador era para ser menor. Porque não existe a pessoa ter um lábio desse tamanho”, ressaltou à época. No entanto, aos poucos, a tatuagem já não era um motivo para ser comentado, considerando seu destaque dentro dos gramados. Em 2018, passou a disputar a vaga com Marlon, e em março daquele ano, já era considera titular absoluto.