Botafogo terá vitória contra o Fluminense anulada após gritos homofóbicos da torcida?
No último sábado (21), Fluminense e Botafogo se enfrentaram pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar dos esforços, o elenco comandado por Mano Menezes não conseguiu superar o líder da competição, sendo derrotado por 1 a 0. No entanto, o que chamou a atenção foram os gritos homofóbicos projetados pela torcida visitante.
De modo geral, Fluminense e Botafogo são protagonistas de um dos clássicos mais emblemáticos do futebol brasileiro. Rivalidade por rivalidade, o respeito deve sempre reinar, mas não foi isto o que os torcedores alvinegros pregaram ao longo da partida. Em coletiva de imprensa, o técnico Mano Menezes repudiou os cânticos homofóbicos dos rivais.
“Não gostaria de falar da torcida do Botafogo. Há muita falta de educação. As pessoas se sentem no direito de ofender aos outros. Nós podemos ser criticados, porque o futebol é paixão. Pode concordar ou não, mas existe uma falta de educação no país que se reflete veementemente nos gramados. Torcer, vaiar, apoiar, torcer contra, mas respeitar quem está do outro lado é fundamental. Precisamos melhorar o comportamento”, disse Mano.
Apesar da gravidade do problema, o Botafogo não corre o risco de ter a vitória anulada diante do Fluminense. Ao que tudo indica, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) abrirá uma investigação para que o clube seja penalizado. A punição pode variar para valores financeiros, perda do mando de campo ou portões fechados em alguns jogos.
Como foi o clássico entre Fluminense e Botafogo?
Tratando-se de dois rivais, a 27ª rodada tinha tudo para ser eletrizante e foi. Mesmo ocupando lados extremos da tabela de classificação, as duas equipes jogaram de igual para igual até o final da partida. Por ironia do destino, Luiz Henrique, cria do Fluminense e atualmente no Botafogo, fez o único gol do jogo aos 50 minutos da segunda etapa.
Como resultado do confronto, o Botafogo continuou na liderança do Campeonato Brasileiro com 56 pontos, três a mais que o vice-líder Palmeiras. Por outro lado, o Fluminense acabou retornando para a zona de rebaixamento após os triunfos do Corinthians em cima do Atlético-GO, e do Vitória sob o Juventude.