Casal 20 do Fluminense: Uma das maiores duplas do futebol brasileiro
Na década de 80, uma das maiores duplas do futebol brasileiro vestiu a camisa do Fluminense. O ataque formado por Washington e Assis foi um dos melhores e mais eficientes do futebol brasileiro, em uma época que os cariocas dominavam o cenário nacional.
Porém, não foi no Tricolor que a dupla começou a aparecer para o futebol brasileiro. Antes de chegarem ao Flu, a dupla fez parceria defendendo as cores do Athletico-PR. Mesmo que eles tenham atuado juntos também pelo Internacional, foi pelo clube paranaense que começaram a fazer sucesso, levando o Furacão até a semifinal do Campeonato Brasileiro em 1982 e ao título estadual do mesmo ano.
Em 1983, o Fluminense demonstrou interesse em contratar apenas Washington, mas a diretoria do Athletico só aceitava negociar a dupla, o que acabou sendo a melhor coisa para a equipe carioca, já que os dois ficariam marcados para sempre na história do clube.
Enquanto Washington era um goleador de ofício, Assis compensava com a habilidade que tornavam a dupla tão completa. Porém, apesar do artilheiro ser Washington, foi Assis que começou a se tornar carrasco em 1983. Foi dele o gol do título do campeonato carioca na decisão com o Flamengo, e, mesmo com a decepção no Campeonato Brasileiro daquele ano, os dois mantiveram a dupla unida, caíram nas graças dos torcedores e ganharam o apelido de “Casal 20”.
No ano seguinte, em 1984, a decepção na temporada anterior deu lugar a euforia do bicampeonato do Brasileirão. Além do “Casal 20”, o Fluminense tinha um elenco recheado de grandes nomes, como Romerito, Tato, Ricardo Gomes e o treinador Carlos Alberto Parreira, que foram essenciais na campanha rumo ao título, que veio após uma dura decisão contra o Vasco na final. No segundo semestre daquele ano, o carrasco Assis, voltou a tornar o Flamengo sua vítima, mais uma vez decidindo a decisão do Campeonato Carioca a favor do Tricolor na decisão com o Rubro-Negro.
Uma das bem mais sucedidas duplas do futebol brasileiro, Washington e Assis ainda tiveram mais um ano de conquistas defendendo as cores do Fluminense. No ano seguinte ao título do Campeonato Brasileiro, em 1985, mais uma vez o Tricolor conquistou o Campeonato Carioca, mas dessa vez a conquista veio através de um triangular entre o Time de Guerreiros, Flamengo e o Bangu. A decisão aconteceu com a equipe do Moça Bonita, e, mais uma vez a taça foi para as Laranjeiras.
Números de Washington e Assis pelo Fluminense
Quando falamos do “Casal 20”, a dupla histórica formada por Washington e Assis, que atuaram juntos por outros clubes, mas principalmente pelo Fluminense, imaginamos uma das mais eficientes duplas de ataque do futebol brasileiro.
Defendendo a Armadura Tricolor, Assis e Washington fizeram 179 gols, somando os gols de ambos. Enquanto o carrasco do Flamengo, mais conhecido como Assis, deixou as Laranjeiras em 1987, o artilheiro Washington permaneceu no clube até 1989.
Assis, mais conhecido como um atacante mais habilidoso, defendeu o Fluminense em 177 partidas, onde marcou 54 gols. Enquanto sua dupla, Washington, que era um goleador nato, fez 3019 jogos e colocou 118 bolas na rede.