CBF decidiu ajudar o Fluminense e cancelou rebaixamento no Brasileirão
O Fluminense vive momento desafiador na temporada de 2024, e convive com a luta constante contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A sensação, no entanto, não é uma novidade ao torcedor. Em 1996, a equipe carioca foi rebaixada, mas não foi naquele momento em que se viu em queda definitiva. Assim, surgiu um dos casos mais polêmicos do futebol brasileiro.
A situação que ficou conhecida como Caso Ivens Mendes, fez com que não houvesse rebaixamento naquela temporada, salvando o Fluminense da queda. Naquele ano, o clube carioca convivia com goleadas frequentes, em um 4 a 1 para o Criciúma, 5 a 1 para o Palmeiras, além de 6 a 0 para o Sport. Na 21ª rodada, completou uma derrota por 3 a 1 para o Flamengo e já caminhava para ser rebaixado.
No entanto, em seguida ao revés para o rival, o Fluminense venceu seus dois jogos contra Juventude e Vitória, e no mesmo momento, o Flamengo enfrentou dois adversários diretos do Fluminense na luta contra o rebaixamento, Criciúma e Bahia, e foi derrotado nas duas partidas. Ainda assim, o pior acontecia no próprio Tricolor. Em 23 jogos foram seis vitórias, quatro empates, 13 derrotas e 50 gols sofridos.
Fluminense se salva do rebaixamento de maneira curiosa
Mesmo que a queda tenha se confirmado através dos números, a “CBF (Confederação Brasileira de Futebol) rompeu ontem com seu próprio estatuto e reconduziu o Fluminense e o Bragantino à primeira divisão do Campeonato Brasileiro”, compartilhou o Folha de São Paulo à época. O nome se Ivens Mendes já estava completamente envolvido na situação, até a propagação de conversas questionáveis.
Em conversas com os presidentes do Corinthians (Alberto Dualib) e Atlético Paranaense (Mario Cesar Petraglia), ele pedia 25 mil reais em troca de benefícios com a arbitragens na Copa do Brasil daquele ano. Além disso, foi acusado de ter árbitros “comprados” no Brasileirão de 1996. De acordo com informações, foram contabilizadas cerca de 17 partidas, e por justiça Fluminense e Bragantino não caíram.