CBF estuda banir o VAR do futebol brasileiro
Mudança ainda não tem data para ocorrer
Uma das arbitragens mais polêmicas do mundo é sem dúvida a brasileira. Apesar de toda a evolução tecnológica, o debate sobre a utilização dos mecanismos na mão de profissionais despreparados sempre está em alta na imprensa nacional. Contudo, a CBF pegou a todos de surpresa com a possibilidade de mudar as funções do VAR nas competições.
A princípio, a Fifa está empenhada em trazer isonomia ao futebol mundial e para que a mudança seja eficiente, a entidade busca colocar todos os clubes na mesma prateleira. Assim como ocorre no vôlei, no futebol existirá a possibilidade de pedir desafios. Em resumo, cada time terá como contestar duas vezes as decisões tomadas dentro de campo.
Caso o desafio comprove o erro da arbitragem, o clube que solicitou o recurso permanecerá com os mesmos dois pedidos de revisão. Por outro lado, este não seria o fim do VAR, que seria acionado apenas quando as marcações fossem questionadas. No mais, a nova regra ainda não vai ser colocada como obrigatória, mas pode revolucionar as competições da CBF.
CBF em festa
Na madrugada da última sexta-feira (17), a Fifa escolheu o Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. A façanha foi bastante comemorada pela CBF, que prometeu colocar em evidência o maior mundial já feito na história da organização. No mais, é válido destacar que o país somente recebeu a competição masculina nos anos de 1950 e 2014.
– Queremos que mais mulheres estejam na gestão do futebol. Mais árbitras, mais treinadoras. Quando o Brasil conquista o direito de ser sede de uma Copa Feminina, a gente espera fortalecer cada vez mais o futebol feminino, em todas as vertentes – disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.