CBF toma decisão drástica e vai prejudicar o Fluminense
A temporada atual ainda não foi finalizada, mas a Confederação Brasileira de Futebol promete fazer mudanças drásticas no calendário de 2025. Com a participação efetiva de quatros clubes nacionais no Super Mundial de Clubes, incluindo o Fluminense, os jogos dos estaduais serão antecipados, bem como o início da Série A.
Pensando em não prejudicar Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo ou Atlético-MG (finalistas da Libertadores), a CBF decidiu paralisar o Campeonato Brasileiro 2025 durante um mês. A pausa na principal competição nacional ocorrerá entre os meses de junho e julho, mesmo período em que o Mundial de Clubes será realizado nos Estados Unidos.
Dessa forma, a entidade nacional apresentou a proposta para todos os clubes brasileiros com mudanças pertinentes. Obrigatoriamente, os estaduais devem ser iniciados na primeira semana de janeiro, enquanto a primeira rodada da Série deixará de ser exibida em abril, para começar em março. No mais, ao longo do mês de paralisação, os clubes podem adotar férias a seus jogadores ou dinamizar os trabalhos com excussões.
Fluminense aguardando último adversário
Apesar de ter apresentado as alterações para os clubes, a CBF ainda não bateu o martelo sobre o calendário, já que aguarda o término da atual temporada. Enquanto isso, o Fluminense liga o sinal de alerta acerca da última vaga para a competição intercontinental. No geral, Botafogo e Atlético-MG irão decidir quem fará as malas rumo ao Mundial de Clubes na final da Libertadores, em 30 de novembro.
Confira os classificados:
- América do Sul: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, River Plate, Boca Juniors e Botafogo ou Atlético-MG (quem for o ampeão da Libertadores 2024);
- Europa: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, PSG, Inter de Milão, Porto, Benfica, Borussia Dortmund, Atlético de Madrid, Juventus e RB Salzburg;
- África: Al-Ahly, Wydad Casablanca, Mamelodi Sundowns e Espérance;
- América do Norte: Inter Miami, Monterrey, León, Seattle Sounders e Pachuca;
- Ásia: Al-Hilal, Urawa Red Diamonds, Al Ain e Ulsan Hyundai;
- Oceania: Auckland City.