CBF toma decisão urgente após atleta ser pego no doping em jogo do Fluminense
No dia 11 de julho, Criciúma e Fluminense se enfrentaram no Heriberto Hülse, em jogo válido pela décima sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do empate em 1 a 1 dentro de casa, esta não foi a única preocupação dos dirigentes do Tigre. Sobretudo, o meia Eliel Felisbino foi pego no exame antidoping, sendo automaticamente afastado pela CBF.
Com os resultados dos exames entregues a representantes da Confederação Brasileira de Futebol, o jogador do Criciúma foi preventivamente afastado dos gramados desde o início de outubro. No entanto, a defesa do plantel catarinense conseguiu comprovar o uso terapêutico das substância clomifeno; desetil-clomifeno (metabólito); hidroximetoxiclomifeno (metabólito).
Devido à destreza dos advogados atuantes no caso, Eliel está liberado para retornar às atividades com os demais companheiros de equipe. Segundo apurações do ge, a defesa obteve sucesso na queda do afastamento do jogador após disponibilizar documentação de uso medicinal com validade de seis meses, sendo encerrada somente no dia 3 de dezembro de 2024.
Fluminense pode recorrer?
O duelo em questão foi finalizado em 1 a 1, com Kauã Elias marcando em favor do Fluminense e Matheuzinho favorecendo os donos da casa. Apesar da substância potencializar a dinâmica de jogo de Eliel, o Tricolor das Laranjeiras não pode entrar com um pedido junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva para conseguir os três pontos.
Com o fim do apito, o jogador foi escolhido para a realização do exame antidoping. Apesar de ter sido pego com dosagens elevadas de substâncias proibidas, o meia do Criciúma não quis fazer a contraprova por saber que as medicações foram receitadas para fins terapêuticos. No mais, o Tigre aguarda somente a autorização da CBF para voltar a escalar o cria.