Como as apostas online estão transformando o futebol do Brasil e o Flu
Não existe dúvida de que as casas de apostas online mudaram completamente o marketing esportivo. Desde as laterais dos campos e quadras estampadas com nome de bets, até os patrocínios master de times de futebol, uma vitória para os esportes.
Atualmente as empresas de apostas são 68% dos patrocínios masters, retirando as instituições financeiras do topo. Muito mais que a maioria, elas oferecem valores astronômicos que chegam a somar anos de patrocínios anteriores.
Com isso, os times colhem os frutos da parceria e o esporte é cada vez mais incentivado. Os contratos com times da primeira divisão estão maiores, repletos de dígitos para garantir a logomarca estampada na camisa.
Inclusive, nosso amado Fluminense firmou um contrato no começo do ano com uma casa de apostas. Serão R$ 52 milhões por ano em investimento na equipe, o acordo segue até 2026 e vale para o time masculino e feminino. Com isso, o Flu se enquadrou entre os quatro primeiros times com maior investimento no Brasil, mais um pódio alcançado com excelência.
“Nossa parceira passa pelo entendimento do valor e do tamanho do Fluminense. Somos um clube com muitas glórias, que passou por um processo de resgate de credibilidade alcançado por uma filosofia de trabalho que também trouxe como resultado grandes títulos. Desejamos que, juntos, construam uma bela história, dando continuidade ao caminho de vitórias e conquistas”, declarou o presidente Mário Bittencourt à CNN.
Sede no Brasil
Futuramente as empresas especializadas em bets precisarão de um aval para patrocinarem os times de futebol e outros esportes de divulgação nacional. Apesar da grande mudança no marketing esportivo, a nova lei pode afetar os patrocínios.
O Ministério da Fazenda publicou que a partir de janeiro de 2025, somente companhias sediadas no Brasil poderão patrocinar os esportes. A exigência deve fazer com que as casas de apostas mais renomadas invistam em instalações em solo nacional.
Além disso, será necessária uma autorização do Ministério da Fazendo para veicular publicidade em eventos nacionais, aqueles que englobam equipes de todo o país. A autorização só é oferecida para empresas com sede brasileira.
Mais de 90% dos cassinos online são do exterior, um fator problemático para o patrocínio esportivo nos próximos anos, como consta no portal especializado https://justgamblers.com/br/. A mesma portaria ainda implica em punição para divulgação feita por influenciadores para crescimento pessoal e usuários considerados como viciados serão banidos das plataformas
Segundo a Associação Nacional de Jogos e Loterias, a mudança deve ser benéfica para o setor, o tornando ainda mais transparente.
“Isso é fundamental para a integridade do mercado de apostas e jogos on-line, pois, hoje, o que se vê é que justamente pelo fato de muitas empresas estarem localizadas em outros países, encontram-se, algumas vezes, fora do alcance do poder legislador e regulamentador”, explica a ANJL.
A nova medida tende a deixar ainda mais seguras as apostas para os brasileiros, um modelo de entretenimentos que cresce a cada dia e já é uma paixão nacional.