Confirmado: Diniz não vai disputar mais jogos oficiais pela seleção brasileira
Antes da Copa do Mundo de 2022, o ex-técnico da Seleção Brasileira, Tite, já havia anunciado que não ficaria no Brasil para os próximos ciclos da seleção, independentemente do resultado que ocorresse no Catar. Após a eliminação para a Croácia, isso se concretizou, deixando o Brasil sem técnico.
Após muita especulação em seu planejamento, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou Fernando Diniz para o início das eliminatórias, o que chamou muita atenção na época, já que Diniz ainda comandaria em conjunto o Fluminense com a Seleção e apesar de um início promissor, o Brasil se complicou, registrando diversos resultados ruins.
Nas duas últimas datas FIFA, por exemplo, o treinador não conseguiu vencer, somando apenas 1 ponto em 12 possíveis. Fernando Diniz finalizou seu ciclo em jogos oficiais de forma melancólica, com duas vitórias, um empate e três derrotas. Embora ainda haja um longo caminho para a Copa do Mundo de 2026, o treinador não comandará mais a Seleção em jogos oficiais.
CBF confirma fim de ciclo de Diniz
Querendo superar as marcas negativas com o Brasil, muitos ainda acreditam que o treinador pode ter um futuro promissor, assim como aconteceu com o Fluminense. No entanto, devido ao planejamento confuso da CBF, Diniz teve seu futuro em jogos oficiais selado na última terça-feira (21) na derrota por 1×0 diante da Argentina.
Isso ocorre porque, mesmo com contrato até o meio do semestre de 2024, o treinador brasileiro ficará à frente apenas de dois amistosos com o Brasil na data FIFA de março, confirmados contra a Inglaterra e a Espanha, ambos os jogos na Europa. Após isso, segundo Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, assumiria.
Fernando Diniz dará lugar nos amistosos de junho e na Copa América, onde Ancelotti já deverá comandar o Brasil para o restante do ciclo em busca da Copa do Mundo de 2026 e da Copa América de 2024. Entretanto, até o momento, o treinador italiano desconversou sempre que foi perguntado sobre comandar o Brasil.
Na teoria, Fernando Diniz não comandará mais o Brasil em jogos oficiais, pois as eliminatórias também só retornarão após a Copa América. Todavia, sem muita transparência com o torcedor sobre o futuro da Seleção, a CBF ainda deixa muitas dúvidas sobre o futuro comandante do Brasil.