Conmebol bate o martelo e decide prejudicar o Fluminense
O Fluminense foi novamente punido pela Conmebol. Um dos motivos foi a festa pirotécnica comandada pelos tricolores nos arredores do Maracanã, antes do jogo contra o Argentinos Juniors, pela partida de volta das oitavas de finais da Copa Libertadores da América.
A entidade máxima do futebol Sul-Americano baseou-se em três artigos para aplicar as punições, previstas em seu Código de Disciplina. Os valores são de 35 mil dólares somados (cerca de R$ 170,29 mil).
Além disso, a Confederação Sul-Americana de Futebol multou o Fluminense em US$ 35 mil por incidentes durante a partida contra o Olimpia, pela fase de mata-mata da Copa Libertadores. A notificação foi enviada ao clube na última terça-feira, 29 de agosto.
As causas das multas aplicadas ao Fluminense
De acordo com o documento da Conmebol, o Fluminense foi punido por infringir os seguintes artigos do Regulamento Disciplinar da entidade:
- Artigo 12.2, letra b: “Lançar objetos ao campo de jogo, arquibancadas, áreas técnicas ou outras áreas do estádio.”
- Artigo 12.2, letra c: “Acender sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer outro tipo de objeto pirotécnico.”
- Artigo 12.1, letra d: “Garantir a ordem nos estádios e seus arredores, bem como a correta organização das partidas.”
A Conmebol também alertou que, em caso de reincidência, os valores irão aumentar e novas punições podem ser aplicadas.
A próxima partida na Libertadores
O Fluminense enfrenta o Olimpia na próxima quinta-feira, 31, às 21h, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores.
O Tricolor das Laranjeiras tem a vantagem do primeiro jogo, de 2 a 0. O clube carioca espera manter a superioridade para avançar à semifinal da Libertadores sem sustos.