Conmebol para de passar pano e pune o River Plate por ataques contra torcida do Flu
Na noite de 29 de junho de 2023, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou sanções aplicadas ao River Plate devido a incidentes de racismo ocorridos em uma partida contra o Fluminense.
As penalidades incluem uma multa de aproximadamente R$485,8 mil, além do impedimento de utilização de metade da capacidade do setor Centenário Alta do Monumental de Núñez durante jogos da Libertadores.
Além da multa e da limitação de capacidade, a Conmebol determinou que o clube argentino deve exibir uma bandeira com a mensagem anti-racismo da entidade durante os jogos, bem como divulgar a mesma mensagem nas redes sociais e no telão do estádio Monumental.
O que levou à punição do River Plate?
A decisão da Conmebol segue os incidentes ocorridos antes da partida entre River Plate e Fluminense em 07 de junho. Na ocasião, torcedores do River Plate foram filmados fazendo gestos racistas para os ônibus que transportavam torcedores do Fluminense a caminho do estádio Monumental de Núñez.
O vídeo, que circulou amplamente nas redes sociais, incitou grande revolta e pressão por ação contra o clube argentino. O clube tem a opção de recorrer da decisão na Comissão de Apelações da CONMEBOL dentro de sete dias, contados a partir do dia seguinte ao recebimento da notificação da decisão.
Embora seja um passo importante, o combate ao racismo no esporte é uma luta diária que requere a colaboração constante de clubes, jogadores, torcedores e entidades do esporte. Avançando, espera-se que os incidentes como o que ocorreu no Monumental de Núñez sejam menos frequentes, e que o futebol permaneça um espaço seguro e agradável para todos.