Crias do Fluminense botam todo mundo no bolso e dominam a Europa
Jogadores são os artilheiros de suas respectivas ligas
A temporada do Fluminense começou há poucos dias, mas alguns ex-jogadores do clube carioca estão em vidência no futebol europeu. De modo geral, os brasileiros com mais gols marcados nas principais ligas da modalidade possuem algo em comum: são crias de Xerém. Sobretudo, Evanilson, do Porto, e João Pedro, do Brighton, estufaram as redes adversárias 18 vezes na edição 2023/24.
Potencializando a façanha de ser um dos clubes que mais investem nas categorias de base, o Fluminense se depara com um cenário favorável em relação as suas revelações no futebol. Em resumo, Evanilson e João Pedro estão ganhando os holofotes da mídia internacional, colocando dento de campo o que foi modelado nas Laranjeiras. Confira os números dos crias de Xerém:
Evanilson no Porto na temporada 2023/24:
- 24 jogos disputados
- 18 gols marcados
- 4 assistências na conta
João Pedro no Brighton (ING) na temporada 2023/24:
- 30 jogos disputados
- 18 gols marcados
- 2 assistências na conta
Trajetórias depois do Fluminense
Após ser descoberto pelo Fluminense, Evanilson foi emprestado ao STK Samorin, da Eslováquia, para ganhar rodagem no futebol europeu. Em contrapartida, após ser reintegrado ao plantel carioca, o centroavante foi vendido ao Tombense. Apesar da negociação, o atacante continuou vestindo a camisa do Tricolor das Laranjeiras por empréstimo, até ser vendido de vez ao Porto, em setembro de 2020.
Em três anos vestindo a camisa do clube português, Evanilson vem ganhando força entre os torcedores do plantel. De modo geral, o cria do Fluminense faturou a Liga Portuguesa (2022), Super Taça Cândido de Oliveira (2022), Taça de Portugal (2022 e 2023) e a Taça da Liga (2023). É válido destacar que o centroavante possui contrato com o Porto até junho de 2027.
Por outro lado, João Pedro, de apenas 22 anos, não demorou para ter seu nome cobiçado pelo futebol europeu. De modo geral, em 2020, o atacante foi comprado pelo Watford, da Inglaterra, por onde permaneceu até julho de 2023. Nesse ínterim, o cria de Xerém foi vendida ao Brighton, clube que o acolheu e tem feito o garoto se destacar dentre os demais jogadores da Premier League.