De saída do Flamengo, Ayrton Lucas pode voltar ao Fluminense
Em meio a uma temporada oscilante, a diretoria do Flamengo planeja modificar algumas peças a fim de tornar o elenco mais dinâmico dentro das quatro linhas. Apresentando baixo rendimento quando solicitado, Ayrton Lucas pode ser colocado à venda na próxima janela de transferência, marcada para ser aberta em janeiro.
Após a contratação de Alex Sandro, o cria do Fluminense passou a figurar com maior frequência o banco de reservas rubro-negro. A falta de espaço de Ayrton Lucas pode ganhar capítulos ainda mais dramáticos com a recuperação de Matías Viña. Dessa forma, o camisa 6 passaria a ser a terceira opção da comissão técnica de Filipe Luís.
Tomado por incertezas no clube da gávea, Ayrton Lucas pode retornar ao Fluminense caso o presidente Mário Bittencourt aceite arcar com a multa rescisória do cria das Laranjeiras. De modo geral, o lateral-esquerdo tem seus direitos econômicos nas mãos do Flamengo até dezembro de 2027. No entanto, ao que tudo indica seus empresários buscarão uma solução junto ao mercado europeu.
Aos 27 anos, o jogador acredita reunir condições de reencontrar seu futebol em ligas competitivas, mas não se limita a definir seu futuro. Vale mencionar que, na última janela de transferência, equipes da Arábia Saudita demonstraram interesse no futebol de Ayrton Lucas, mas a diretoria do Flamengo decidiu não dar sequência aos diálogos.
Descenso de Ayrton Lucas no Flamengo
Revelado nas categorias de base do Fluminense, Ayrton Lucas despertou a atenção do Spartak Moscou, da Rússia, por onde permaneceu ao longo de três temporadas. Enxergando com bons olhos a contratação do lateral, o clube da gávea, em 2022, desembolsou cerca de R$ 39,6 milhões para remover o jogador do Velho Continente.
Em suas duas primeiras temporadas com a camisa do Flamengo, o defensor conseguiu manter o prestígio entre torcedores e dirigentes. No entanto, ao longo de 2024 o lateral-esquerdo passou a enfrentar dificuldades de manter a constância em termos de performance. Confira os números do cria no rival:
- Temporada 2024: 58 jogos – 4 gols 5 assistências
- Temporada 2023: 64 jogos – 7 gols – 6 assistências
- Temporada 2022: 41 jogos – 2 gols – 6 assistências.