Definido: Fluminense vai usar as Laranjeiras na final da Libertadores
Já focando na final da Libertadores, que ocorrerá no início de novembro diante do Boca Juniors, a equipe Tricolor surpreendeu seus torcedores ao optar por usar as Laranjeiras como o local para a final da competição continental, pegando todos os torcedores tricolores de surpresa para a finalíssima.
Devido à recente polêmica entre o Flamengo, a CBF e a Conmebol, relacionada ao uso do Maracanã, já que o rival do Flu pretende usá-lo no dia 29 de outubro para o duelo contra o RB Bragantino, o Tricolor optou por não tomar partido na briga entre as entidades. Eles mantiveram uma posição neutra devido à boa relação com ambas as entidades e a diretoria do Flamengo.
Portanto, com toda a incerteza sobre o estádio, o Flu já teve uma decisão confirmada: o treino para a finak será nas Laranjeiras, onde o clube costuma mandar alguns jogos no futebol feminino e na base. Esse será o local de treinamento antes da final da Libertadores, com o Boca treinando nas proximidades, no CT do Vasco.
Briga pelo Maracanã pode implicar planejamento dos finalistas
Com o Flamengo insistindo em jogar a partida do Brasileirão no Estádio do Maracanã, a Conmebol está descontente com o pedido do clube carioca, que recebeu apoio da CBF. Isso pode impactar o planejamento do jogo da final da Libertadores.
Isso ocorre porque a Conmebol tem o costume de fechar o estádio cerca de duas semanas antes da final para realizar atividades comerciais e fazer a manutenção do gramado do Maracanã. Todavia, o Flamengo está insatisfeito com essa decisão de fechamento do estádio.
Com todas essas brigas em curso, a Conmebol não planeja mudar a sede da final, para não prejudicar o planejamento das equipes e dos torcedores, uma vez que todos os ingressos para a partida já estão esgotados, e os times já têm seus planos de treinamento definidos, com o Fluminense nas Laranjeiras e o Boca Juniors no CT do Vasco.
No entanto, em caso de reagendamento, o Estádio do Morumbi, em São Paulo, seria a alternativa preferida. Isso causaria diversos problemas para a Conmebol, que não hesitaria em processar o Flamengo junto com o Governo do Rio de Janeiro.