Desistência acontece e Fluminense vai disputar nova final em 2023
O time feminino de vôlei do Fluminense assegurou sua participação nas finais do Campeonato Brasileiro Interclubes de Vôlei Feminino Sub-19, que ocorrerão na cidade de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, de 12 a 17 de dezembro. A vaga foi garantida após a desistência da equipe Marechal Rondon, do Paraná, em disputar a última fase do torneio.
Inicialmente, as meninas do vôlei conquistaram o quarto lugar na Classificatória B, realizada em setembro deste ano, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Inicialmente, esse resultado não garantia a vaga nas finais, pois somente os três primeiros times avançariam.
Cenário muda totalmente para as meninas do Fluminense
Com a desistência da equipe do Marechal Rondon, que havia ficado em segundo na classificatória de setembro, as Guerreiras do Vôlei conquistaram a terceira vaga. A fase final incluirá também as equipes Pinheiros, Flamengo e SESI-SP da Classificatória A, além de Barueri e Maringá, da Classificatória B, juntamente com o Fluminense.
O Campeonato Brasileiro Interclubes de Vôlei Feminino Sub-19 é dividido em uma fase classificatória, que envolve duas classificatórias (A e B), e uma fase final. Cada uma das classificatórias envolve um grupo de equipes, e as três primeiras colocadas de cada grupo garantem vaga para a fase final. As partidas são disputadas em formato de torneio.
Na fase final, as equipes classificadas das classificatórias A e B competem para determinar o campeão brasileiro Sub-19. Desta forma, o Campeonato Brasileiro Interclubes de Vôlei Feminino Sub-19 é uma competição que visa promover o desenvolvimento do vôlei de base no Brasil, reunindo clubes de diferentes regiões do país.