Últimas Notícias do Fluminense

Deu na Globo: Rio de Janeiro pode inundar para desespero do Fluminense

Apesar de estar focado na contratação de novos reforços, o Fluminense ganhou um novo motivo para se preocupar. Com as mudanças climáticas ganhando evidência ao decorrer dos últimos anos, quase todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro correm o risco de serem impactados com os eventos climáticos extremos na próxima década.

De acordo com a consultoria ERM (Environmental Resources Management), a área que corresponde ao Rio de Janeiro possui alto índice de sofrer inundação ao longo dos seguintes anos. Em contrapartida, dos 20 clubes que fizeram parte da elite nacional da atual temporada, 17 estão propensos a sofrerem com as mudanças climáticas.

Em um contexto mais simplificado, o Fluminense não será o único clube prejudicado com enchentes, inundações, ondas de calor, queimadas e secas. Ainda segundo o levantamento efetuado pelo ERM, a interferência do homem diante do aquecimento global tem gerado pânico diante de catástrofes não antes vistas no território brasileiro.

“O mais importante é trazer o futebol para a discussão das mudanças climáticas, o esporte no geral. É uma plataforma interessante de disseminar conhecimento, sobre um tema muito relevante para toda a humanidade. O futebol pode ser impossibilitado, a depender de como as coisas avançarem nesse tema. Precisamos fazer essa discussão com informação científica”, disse Fred Seifert, sócio da ERM.

Facilitando a compreensão dos amantes por futebol, a pesquisa avaliou todos os riscos considerando as cidades que possuem estádios estabelecidos. Nesse ínterim, o Fluminense foi taxado em três categorias, sendo elas: risco alto de inundações, risco médio de queimadas e risco baixo de inundações atreladas a ondas de calor.

Fluminense direciona seus holofotes a outras questões

Embora reconheça a importância de conservar o meio ambiente para não comprometer ainda mais a dinâmica entre os seres vivos, o Fluminense deixa o assunto climático para os estudiosos. No momento, a preocupação maior de Mano Menezes e sua comissão técnica tem sido encontrar novos reforços para a temporada 2025.

Passando por problemas financeiros, a diretoria tricolor foi induzida a ouvir investidores interessados na implantação da Sociedade Anônima de Futebol. Segundo o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, empresários estão negociando a possibilidade de transformar o clube na mais nova SAF brasileira.

Iara Alencar

Sou apaixonada por esportes, principalmente pelo futebol. Trabalho há cinco anos como redatora esportiva e publico matérias sobre as principais ligas da modalidade. Adoro escrever e estar por dentro de tudo que envolva o mundo da bola.
Botão Voltar ao topo