Dono do Botafogo vai vender clube e comprar rival
Empresário deseja ter maiores ações no futebol europeu
Após carimbar passagem às oitavas de final da Copa do Brasil e Libertadores da América, o Botafogo se depara com um assunto delicado em seus bastidores. John Textor, acionista da SAF alvinegra, deseja vender sua parte no Crystal Palace, da Inglaterra, para comprar ações do Everton. No entanto, o empresário norte-americano pode travar briga com a 777 Partners, dona do Vasco da Gama.
De acordo com o ge, John Textor está insatisfeito por não deter participação majoritária no Crystal Palace, no qual a sua empresa, a Eagle Football, possui 45% das ações. Com o Everton em ascensão, o mandatário do Botafogo planeja fazer oferta ao Everton, que tem acordo de venda encaminhado à 777 Partners.
“Sim (teve conversas sobre a compra do Everton). Perguntei se existe uma maneira de resolver essa confusão. Estou observando, mas a 777 ainda tem contrato. Há pessoas próximas ao clube que se preocupam sobre quem está investindo. É bastante confuso e alguns coisas precisam ser limpas”, disse o dono da SAF do Botafogo.
É válido destacar que o empresário norte-americano não pode fazer investimentos em dois clubes que participam da mesma liga. Sendo assim, Textor precisará desfazer seu vínculo no Crystal Palace antes de qualquer acerto com os Toffees. A medida consiste em deixar as competições dinâmicas e sem conflitos de interesse nos bastidores.
Botafogo voltando aos trilhos
Após campanha vexatória no Campeonato Brasileiro 2023, o Botafogo finalmente voltou a ter inteligência psicológica na atual temporada. Como medida crucial, Textor modificou a comissão técnica e assinou com Artur Jorge. O treinador português desembarcou no Rio de Janeiro e mostrou suas credenciais logo de cara para a torcida alvinegra.
Sob o comando do português, o Botafogo disputou 12 partidas, das quais faturou oito vitórias, um empate e duas três derrotas. Em contrapartida, o Glorioso cravou, com uma rodada de antecedência, a classificação para as oitavas da Libertadores, bem como sua presença na mesma fase da Copa do Brasil.