É oficial: Fluminense confirmou o retorno de Ayrton Lucas
Deslanchando atualmente com as vestes do Flamengo, Ayrton Lucas chegou a viver momentos nostálgicos enquanto defendia o Fluminense. Por um ano, o jogador foi preterido nas Laranjeiras, sendo emprestado ao Londrina. Contudo, após contabilizar excelentes números no clube sulista, o retorno do lateral foi imediatamente solicitado pelos dirigentes das Laranjeiras.
Formado nas categorias de base do Fluminense, Ayrton Lucas começou a trilhar seus passos como profissional de forma tímida, o que levou o tricolor a emprestá-lo ao Madureira e posteriormente ao Londrina. No plantel paranaense, o lateral-esquerdo disputou 52 partidas, marcou três gols, assinou uma assistência, além de faturar a Primeira Liga em 2017.
Com o amadurecimento evidente do jogador, o Time de Guerreiros deu nova oportunidade ao defensor, que não desperdiçou ao se firmar como titular. Em alta dentro das quatro linhas, Ayrton Lucas despertou o interesse do Spartak Moscou, da Rússia, que desembolsou ao Fluminense, em 2018, 7 milhões de euros (R$ 30,5 milhões na cotação da época.
Em Xerém, o cria entrou em campo 64 vezes, tendo colaborado com duas assistências e os títulos do Campeonato Brasileiro Sub-20 (2015) e Primeira Liga (2016). Contudo, em seu retorno ao Brasil depois de não conseguir se firmar na Europa, o lateral assinou com o maior rival do Fluminense; o Flamengo.
Ayrton Lucas no Flamengo
Presente no clube da gávea desde a temporada 2022, Ayrton Lucas se tornou um dos pilares do sistema defensivo do Flamengo sem muitas dificuldades. Em sua estadia no rival, o Moleque de Xerém contabiliza 146 jogos, 12 gols, 17 assistências e as conquistas dos títulos da Copa Libertadores da América (2022), Copa do Brasil (2022) e Campeonato Carioca (2024).