Elenco de anciões! Fluminense luta contra a idade dos seus jogadores e pode ter reformulação
Nos últimos anos, o futebol brasileiro tem enfrentado diversas críticas devido ao seu extenso calendário, que causa exaustão nos jogadores com viagens e muitos jogos, como foi o caso do Fluminense nesta temporada, tendo que dividir seu calendário entre quatro competições.
Com o Flu mantendo uma média de idade relativamente alta em seu elenco, a equipe Tricolor pode passar por mudanças no futuro. Isso ocorre principalmente porque o Campeonato Brasileiro se torna desafiador para os jogadores mais velhos, que têm dificuldades em lidar com as 38 partidas distribuídas entre diferentes competições.
No sistema defensivo do Fluminense, por exemplo, apenas Nino está abaixo dos 30 anos, com jogadores como Felipe Melo (40 anos), Fabio (43 anos), Marcelo (35 anos) e Samuel (33 anos). Essa alta média de idade pode ser um problema para o Flu nas próximas temporadas.
A elevada média de idade do Fluminense de 29,73 anos também se torna um obstáculo nas negociações de venda de jogadores, mesmo com uma das melhores categorias de base do país. A venda de jogadores mais velhos a preços elevados se torna uma tarefa árdua para o clube, afetando as finanças ao final da temporada.
Flu tem a terceira maior média de idade no Brasileirão
Com muitas equipes já planejando reformulações em seus elencos para 2024, como Flamengo e Corinthians, devido, em grande parte, aos jogadores mais experientes, o Fluminense pode acabar se juntando a essa lista.
Mesmo tendo tido uma temporada destacada, o Tricolor enfrentou lesões no meio da temporada, o que complicou sua campanha na Copa do Brasil, culminando na eliminação nas oitavas de final para o rival Flamengo.
Com uma média de idade de 29,73 anos, onde 45,3% dos jogadores têm 30 anos ou mais, o Fluminense fica atrás apenas do América MG e do Fortaleza nesse quesito, com o América MG com 29,83 anos e o Fortaleza com 30,07 anos.
Apesar da média de idade elevada, o Fluminense conseguiu alcançar as finais da Libertadores e vencer o Campeonato Carioca, demonstrando eficácia em competições de mata-mata. No entanto, devido à idade avançada do elenco, o Flu enfrenta dificuldades no Campeonato Brasileiro, onde ocupa atualmente a 7ª posição e muitas vezes precisa “poupar” os titulares devido ao cansaço.
Embora o elenco seja muito querido e histórico para os torcedores, as renovações com jogadores mais experientes podem ser afetadas com a chegada da nova geração de jogadores jovens ao Tricolor, resultando em uma renovação completa e uma passagem de bastão no time do Fluminense.