Eterno ídolo do Fluminense celebra aniversário hoje
Nesta quinta-feira (03), um dos maiores ídolos da história do Fluminense completa 41 anos. Por meio de suas redes sociais, o Tricolor das Laranjeiras demonstrou toda a sua gratidão a Fred, eterno camisa 9. Após aposentar as chuteiras, o ex-atacante trabalhou como diretor de planejamento esportivo do clube carioca, mas pediu desligamento nesta temporada alegando problemas pessoais.
Sem perder a oportunidade de homenagear Fred, o Fluminense relembrou boa parte da trajetória do craque com as vestes branco, verde e grená. Em anos de maestria, o ídolo se colocou como o segundo (199 gols) maior artilheiro do clube, ficando atrás apenas de Waldo Machado (319 tentos incluindo jogos não oficiais).
Em duas passagens pelo Time de Guerreiros, o camisa 9 deixou seu legado não somente de forma coletiva, como também pessoal. Sobretudo, o aniversariante do dia é o maior artilheiro da Copa do Brasil, maior artilheiro da história dos pontos corridos e segundo maior artilheiro do Campeonato Brasileiro. Confira os demais feitos do ídolo:
- 382 jogos disputados
- 199 gols assinados
- 42 assistências
- Bicampeão Carioca (2012 e 2022)
- Bicampeão Brasileiro (2010 e 2012)
- Campeão da Primeira Liga (2016)
Deixando de lado sua destreza dentro das quatro linhas, fora dela, Fred também mostrou seu faro por títulos. Como dirigente do Fluminense, o craque esteve presente nas conquistas inéditas da Libertadores da América (2023) e Recopa Sul-Americana (2024), além do Campeonato Carioca (2023).
Amor ao Fluminense
Em sua despedida dos gramados, Fred não conteve a emoção de ver o Maracanã lotado somente para prestigiá-lo. Em entrevista cedida ainda em campo, em 2022, o ex-atacante agradeceu a todo o carinho e respeito dos torcedores, bem como aqueles que fazem parte do Fluminense. Por fim, reafirmou sua paixão pelo clube das Laranjeiras.
Prometi que não iria chorar, porque já chorei demais no último sábado. Tenho que conseguir expressar um pouco da gratidão que eu tenho pelo que esse clube fez por mim, que essa torcida fez por mim. Tenho certeza que é o clube mais humano que eu já conheci em toda a minha vida.
“Tenho certeza que é o clube mais humano que eu já conheci em toda a minha vida. A gente valoriza muito as vitórias, o sucesso, os gols, títulos. Mas, no Fluminense, o que mais me marcou foram os momentos em que eles me ajudaram, quando eu queria desistir. Nos momentos de medo, de fraqueza. Quero agradecer do fundo do meu coração a todos os tricolores. Vou aposentar com essa camisa, mas ela estará sempre tatuada no meu peito”, disse ele.