FERJ não aguenta ver o Fluminense na liderança do Cariocão e toma medida drástica
Nesta segunda-feira, 29, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou que a partir da 6ª rodada do Cariocão, todos os jogos envolvendo os quatro times grandes contra equipes menores contarão com a assistência do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo).
Essa mudança radical na arbitragem do torneio vem na esteira de controvérsias recentes, particularmente durante a partida entre Bangu e Vasco. Atualmente, o Fluminense é o líder da competição, e poderá se beneficiar da decisão drástica tomada pela federação.
Entenda o ocorrido no Cariocão
O árbitro Tarcízio Pinheiro Caetano, que comandou o jogo mencionado, foi um ponto focal das críticas após tomar várias decisões controversas, incluindo a expulsão prematura de Jair, jogador do Vasco. Em reunião com membros da diretoria do Vasco SAF, o departamento de arbitragem da Ferj concordou que além dos erros apontados pelo clube, houve outras falhas significativas na condução da partida.
Como consequência, Tarcízio Pinheiro Caetano foi submetido a um processo de reciclagem, conhecido como “Processo de formação de continuidade”. Este programa visa melhorar e atualizar as habilidades dos árbitros, garantindo maior precisão e justiça nos jogos.
Regra muda o uso do VAR
Anteriormente, o uso do VAR estava restrito apenas aos clássicos e jogos mata-mata do campeonato estadual. No entanto, a nova resolução da Ferj estende a tecnologia para todos os confrontos entre os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro – Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo – e as equipes de menor expressão.
A iniciativa, ainda que focada apenas nos quatro principais clubes do Rio, é vista como um esforço para modernizar a gestão do esporte no estado e vem em resposta direta às exigências dos clubes e dos fãs por maior precisão nas decisões arbitrais.