Fernando Diniz acaba de ser “demitido”
Treinador do Fluminense pode ter feito seu último jogo com a Seleção Brasileira
Após ser afastado da presidência da CBF, Ednaldo Rodrigues conseguiu uma liminar, nesta quinta-feira (4), que permite voltar a desempenhar sua função diante da entidade federativa. Em conversa com a revista “Veja”, o mandatário afirmou que seu primeiro objetivo para 2024 será contratar um novo técnico para a Seleção Brasileira. Sendo assim, é esperado que Fernando Diniz dê adeus à amarelinha.
Após confirmar o acordo entre Carlo Ancelotti e Seleção Brasileira, o presidente da CBF viu seu Plano A mudar de rota. Sobretudo, o técnico italiano cumpriria seu contrato junto ao Real Madrid, válido até junho deste ano, e imediatamente assumiria o Brasil. Contudo, o treinador aceitou renovar seu vínculo com o clube espanhol, dando um banho de água fria em cima da deleção verde e amarela.
Apesar de ter Fernando Diniz como treinador temporário, o desempenho do brasileiro não agradou e por isso não há possibilidades de sua permanência na seleção ser assinada. Em seis jogos à frente do Brasil, o comandante do Fluminense venceu dois duelos (Bolívia e Peru), empatou um (Venezuela) e foi derrotado e três partidas (Uruguai, Colômbia e Argentina).
Pontuando ainda mais o desastre em dividir seu tempo entre o Fluminense e a Seleção Brasileira, Fernando Diniz quebrou diversos tabus históricos e sacramentou uma das piores campanhas do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Confira:
- Primeira derrota como mandante nas histórias das Eliminatórias (Brasil 0 x 1 Argentina)
- Primeira vez que a Venezuela não foi derrotada pelo Brasil (Brasil 1 x 1 Venezuela)
- Primeira vez que o Brasil perde mais de dois jogos seguidos nas Eliminatória (Uruguai, Colômbia e Argentina)
- Primeira derrota para a Colômbia na história das Eliminatórias (Colômbia 2 x 1 Brasil)
- Mais gols sofridos que em toda a última Eliminatória: 2018 (5) x 2023 (7)
Possíveis substitutos de Fernando Diniz
Depois da eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, Tite pediu demissão do comando técnico da Seleção Brasileira. Apesar de cobiçar Carlo Ancelotti desde o princípio, a CBF tentou outros nomes antes de fechar com Fernando Diniz. A princípio, Dorival Jr chegou a ser um dos favoritos para ocupar a vaga de treinador.
Com o retorno de Ednaldo Rodrigues à CBF, o nome de Dorival Júnior voltou a ser ventilado e é um forte candidato a assumir o posto de Diniz. Em contrapartida, os torcedores da Seleção Brasileira pedem a contratação de outros fortes candidatos, como é o Caso de José Mourinho, atualmente à frente da Roma, de Portugal.