FIFA altera cenário e apenas 3 times brasileiros são reconhecidos no Mundial de Clubes
O debate sobre quais planteis são considerados campeões mundiais sempre ganha vieses dramáticos. No entanto, a Fifa decidiu colocar um ponto final na discussão e decretar brasileiros campeões do Intercontinental como vencedores do Mundial de Clubes. Dessa forma, o modelo que sofreu alteração nos anos 2000, conta com triunfos de Corinthians, São Paulo e Internacional.
A princípio, a Copa Intercontinental abarcava somente os confrontos entre Europa e América do Sul, fator alterado anos depois. Nesse ínterim, Santos, São Paulo, Flamengo e Grêmio foram os únicos brasileiros a erguerem a antiga taça. Todavia, a Fifa optou por unificar o torneio, colocando em evidência também as equipes da Ásia, África, Oceania e América do Norte.
A primeira edição reformulada do Mundial de Clubes ocorreu em 2005 e para a surpresa de muitos foi vencida pelo São Paulo. Na ocasião, o Tricolor do Morumbis derrotou o Liverpool por 1 a 0, com gol do volante Mineiro. No ano seguinte, os paulistas novamente ergueram o troféu, mas desta vez diante do Barcelona.
Com a evolução do futebol brasileiro em evidência, foi a vez do Internacional assumir o protagonismo do São Paulo em 2006. Diante do Barcelona, o Colorado faturou o título por 1 a 0, com Adriano Gabiru sendo o autor da façanha. Por outro lado, o último plantel do Brasil a ser campeão do Mundial de Clubes foi o Corinthians, que bateu o Chelsea pelo placar mínimo.
Confira os brasileiros campeões do Mundial de Clubes:
- Copa Intercontinental: Santos – 1962 e 1963
- Copa Intercontinental: São Paulo – 1992 e 1993
- Copa Intercontinental: Flamengo – 1981
- Copa Intercontinental: Grêmio – 1983
- Mundial de Clubes: São Paulo – 2005
- Mundial de Clubes: Corinthians – 2000 e 2012
- Mundial de Clubes: Internacional – 2006