FIFA bate o martelo e decide prejudicar o Fluminense
Tricolor espera encabeçar grupo
A Conmebol oficializou pedido à Fifa para que os campeões da Libertadores da América sejam os cabeças de chave no Mundial de Clubes de 2025, marcado para ocorrer em junho, nos Estados Unidos. Sem definir o futuro dos times brasileiros, Flamengo e Palmeiras estão melhores rankeados e podem ultrapassar o Fluminense caso apenas uma equipe nacional seja beneficiada.
Presente em Luque, no Paraguai, na sede da Conmebol, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, conversou com alguns representantes da entidade sul-americana. Vivendo indecisão sobre o método a ser adotado para a escolha das cabeças de chave, o Fluminense espera não ser prejudicado, uma vez que ficando de fora do grupo selete os confrontos serão mais difíceis.
Dos 32 clubes que disputarão o Mundial de Clubes 2025, apenas Fluminense, Flamengo e Palmeiras já estão classificados. Em contrapartida, outro brasileiro pode garantir a última vaga, mas para isto será preciso faturar a Libertadores da América 2024. Confira todos os time que já carimbaram o passaporte para a super competição:
América do Sul (6 vagas)
- Palmeiras – campeão da Libertadores de 2021
- Flamengo – campeão da Libertadores de 2022
- Fluminense – campeão da Libertadores de 2023
Europa (12 vagas)
- Chelsea – Inglaterra
- Real Madrid – Espanha
- Manchester City – Inglaterra
- Porto – Portugal
- Benfica – Portugal
- Inter de Milão – Itália
- PSG – França
- Bayern de Munique – Alemanha
- Borussia Dortmund – Alemanha
- Juventus – Itália
Américas do Norte e Central (4 vagas)
- Monterrey – México
- Seattle Sounders – EUA
- León – México
África (4 vagas)
- Al-Ahly – Egito
- Wydad Casablanca – Marrocos
Ásia (4 vagas)
- Al-Hilal – Arábia Saudita
- Urawa Red Diamonds – Japão
Oceania (1 vaga)
- Auckland City – Nova Zelândia
Fluminense de olho no regulamento
De modo geral, os 32 clubes serão distribuídos em oito grupos com quatro equipes cada. Nesse ínterim, oito planteis serão cabeças de chave, incluindo o time do país sede, ou seja, dos Estados Unidos. Sendo assim, o Fluminense pode ficar de fora da relação, uma vez que entrará em vigor o rankeamento dos países continentais.