FIFA bate o martelo e vai definir a exclusão do Fluminense no Mundial
Esta sexta-feira, início de dezembro, está sendo marcada por uma enorme polêmica mais uma vez envolvendo a CBF, o que pode prejudicar muitas equipes, principalmente o Fluminense, que tem o Mundial de Clubes da FIFA para disputar e também a Libertadores da América em 2024, mas pode ter sua exclusão devido à polêmica nos bastidores.
Devido à polêmica, a FIFA – entidade máxima do futebol – pode suspender a CBF caso a mesma mude de presidente, que hoje é Ednaldo Rodrigues. Com isso, os clubes brasileiros sofreriam punições, como não disputar competições continentais e nem mundiais, devido à quebra de regras da FIFA.
O Flu, por exemplo, não disputaria mais o Mundial, a Libertadores e nem a Recopa, trazendo prejuízo financeiro e na marca do clube, algo gigantesco. O processo em questão acontece nos bastidores da entidade brasileira e é encabeçado por Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira, visando tirar Ednaldo do poder, com a FIFA já agindo com suas regras.
A briga na CBF pode impactar os clubes brasileiros
A justiça definiu que o tal julgamento tem data para ocorrer na semana que vem e pode mudar o presidente da CBF, razão pela qual a movimentação da FIFA foi rápida nos bastidores, uma vez que a entidade mundial não permite interferência de terceiros, estando até mesmo em seu estatuto.
Outro motivo para a movimentação drástica da FIFA é o fato de Marco Polo Del Nero estar banido pela entidade devido à participação em escândalos de corrupção, além, claro, da boa relação da FIFA com Ednaldo Rodrigues. No entanto, caso Del Nero e Teixeira saiam vitoriosos do julgamento, a CBF será suspensa definitivamente pela entidade.
Os impactos em relação a isso seriam imediatos, com a exclusão primeiro do Flu no Mundial de Clubes e dos outros clubes nas competições continentais, sendo Sul-Americana, Libertadores e Recopa em 2024, o que pode causar uma enorme falência no futebol brasileiro e prejudicar a marca.
A briga ocorre principalmente para a retirada de Ednaldo do poder, com diversos torcedores, principalmente os tricolores, revoltados com a tal decisão de Del Nero e Teixeira, até porque ambos estão suspensos por envolvimento com corrupção dentro da FIFA e podem prejudicar todos os clubes brasileiros.