FIFA exclui Juventus e Atlético de Madrid do caminho do Fluminense no Super Mundial
Com o Botafogo se consagrando o campeão da Libertadores da América 2024, todos os 32 times que disputarão o Super Mundial de Clubes 2025 foram definidos. De acordo com o regulamento imposto pela FIFA, equipes como Juventus e Atlético de Madrid estão fora do caminho do Fluminense por serem os quatro piores do ranking da Uefa nos últimos quatro anos.
Outro detalhe definido pela FIFA é que clubes do mesmo país não podem se enfrentar na fase de grupos, ou seja, Fluminense, Botafogo, Palmeiras e Flamengo somente se encontrarão no mata-mata do Super Mundial. Por outro lado, equipes do mesmo continente também não duelarão entre si, com exceção da Europa, que pode contar com dois planteis na mesma chave.
A nível de conhecimento, a FIFA estabeleceu que os agrupamentos com dois europeus envolverão os quatro melhores ranqueados (Manchester City, Real Madrid, Bayern e PSG, do Pote 1) contra os quatro piores do ranking da Uefa nos últimos quatro anos (Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e RB Salzburg, do Pote 2).
Com a repartição feita pela entidade máxima de futebol, no caminho do Fluminense no Super Mundial podem surgir, de europeus, os seguintes clubes: Inter de Milão, Porto, Borussia Dortmund e Chelsea. No mais, é válido destacar que os cabeças de chave da América do Sul também podem entrar em conflito com todos os times dos potes 3 e 4, exceto Botafogo e Boca Juniors
Confira todos os potes do Super Mundial de Clubes
- Pote 1: Bayern de Munique (ALE), Flamengo (BRA), Fluminense (BRA), Manchester City (ING), Palmeiras (BRA),Paris Saint-Germain (FRA), Real Madrid (ESP) e River Plate (ARG)
- Pote 2: Atlético de Madrid (ESP), Benfica (POR), Borussia Dortmund (ALE), Chelsea (ING), Inter de Milão (ITA), Juventus (ITA), Porto (POR) e RB Salzburg (AUT)
- Pote 3: Al-Ahly (EGI), Al-Hilal (SAU), Boca Juniors (ARG), Botafogo (BRA), León (MEX), Monterrey (MEX), Ulsan (COR) e Wydad Casablanca (MAR)
- Pote 4: Al Ain (EAU), Auckland City (NZL), Espérance de Tunis (TUN), Inter Miami (EUA), Mamelodi Sundowns (AFS), Pachuca (MEX), Seattle Sounders (EUA) e Urawa Red Diamonds (JAP).