FIFA prepara ajudinha para o Flamengo no Super Mundial de Clubes
Na última quinta-feira (5), a FIFA sorteou todos os grupos do Super Mundial de Clubes 2025, marcado para ser realizado nos Estados Unidos, entre junho e julho. Presente no agrupamento D ao lado de Chelsea, da Inglaterra, León, do México, e Espérance, da Tunísia, o Flamengo pode ser beneficiado com a exclusão de um de seus concorrentes.
Segundo o regulamento do torneio, equipes que possuem o mesmo mandatário não podem participar do Mundial de Clubes. Dessa forma, o empresário Jesús Martínez terá que lidar com um de seus dois planteis (León e Pachuca) sendo excluído da competição intercontinental. Segundo a entidade máxima de futebol, a decisão deve ser tomada até janeiro.
“Dissemos a FIFA, nas últimas reuniões de proprietários da Liga MX, que declaramos que o Leon é o time do qual teremos que vender o controle. Acho que eles têm consciência, porque imagina a torcida, os jogadores que venceram dentro de campo, a comissão e tudo isso mais”, declarou o dono do Grupo Pachuca em entrevista no evento que sorteou as equipes.
O fato curioso é que em caso de exclusão do León, provavelmente um clube da Costa Rica herdará a vaga. Sendo assim, o percurso do Flamengo será beneficiado, já que em toda a história dos confrontos com os mexicanos, o rubro-negro jamais venceu. Em resumo, pela Libertadores da América, foram duas vitórias em favor da equipe norte-americana.
Confira os grupos do Super Mundial de Clubes 2025:
- Grupo A: Palmeiras – Porto (POR) – Al-Ahly (EGI) – Inter Miami (EUA)
- Grupo B: Botafogo – PSG (FRA) – Atlético de Madrid (ESP) – Seattle Sounders (EUA)
- Grupo C: Bayern de Munique (ALE) – Auckland City (NZL) – Boca Juniors (ARG) – Benfica (POR)
- Grupo D: Flamengo – Espérance de Tunis (TUN) – Chelsea (ING) – León (MEX)
- Grupo E: River Plate (ARG) – Urawa Red Diamonds (JAP) – Monterrey (MEX) – Inter de Milão (ITA)
- Grupo F: Fluminense – Borussia Dortmund (ALE) – Ulsan (COR) – Mamelodi Sundowns (AFS)
- Grupo G: Manchester City (ING) – Wydad Casablanca (MAR) – Al Ain (EAU) – Juventus (ITA)
- Grupo H: Real Madrid (ESP) – Al-Hilal (SAU) – Pachuca (MEX) – RB Salzburg (AUT)
Como funcionará o Super Mundial de Clubes?
O novo formato do Super Mundial de Clubes contará com a presença de 32 planteis e o chaveamento será o mesmo da Copa do Mundo. As equipes divididas duelarão entre si em seus respectivos agrupamentos. Os dois melhores colocados de cada grupo serão classificados à fase do mata-mata. O grande campeão do torneio intercontinental será revelado no dia 14 de julho.