Final entre Fluminense x LDU será cancelada por situação de risco no Equador?
Conflito entre gangue e governo causa confusão no país
Restando pouco mais de um mês para a realização do primeiro jogo da Recopa Sul-Americana, o Equador vive momentos de tensão com a gangue criminosa Los Choneros, tomando conta das cidades. Sobretudo, o confronto entre LDU e Fluminense pode sofrer alterações em relação ao estádio selecionado, mas não deve ser anulada por conta da situação emergencial.
O casos no Equador começou a ser instaurado com a fuga do narcotraficante Adolfo Macías, líder do principal grupo de criminosos do país. Como resultado da retomada do poder, os membros das gangues se apossaram de prédios públicos e emissoras de televisão, além de atearem fogos nas ruas. Nesse ínterim, o presidente equatoriano Daniel Noboa Azin estabelecendo um decreto emergencial que afirma um “Conflito Armado Interno” por cerca de 60 dias.
Apesar da possibilidade do conflito entre governo e meliantes se prolongar, a Conmebol estuda com cautela novas medidas. Sobretudo, no dia 22 de fevereiro, a LDU receberá o Fluminense no Estádio Casablanca, em Quito. Se porventura a desordem civil permanecer nas mãos das gangues equatorianas, é provável que outro palco para a final seja escolhido longe das intermediações violentas.
Fluminense diante da LDU
Os dois campeões da América possuem uma rivalidade antiga, na qual o time equatoriano levou a melhor em duas decisões. No entanto, o time comando por Fernando a Diniz pretende colocar um fim neste tabu na Recopa Sul-Americana 2024. Sobretudo, Fluminense e LDU se esbarraram em duas decisões e os brasileiros foram despachados em todas elas.
A princípio, em 2008, os planteis duelaram na final da Conmebol Libertadores. Na ocasião, no primeiro confronto, os equatorianos venceram por 4 a 2 e no embate da volta os cariocas emplacaram 3 a 1. No entanto, nas penalidades, o Tricolor das Laranjeiras perdeu por 3 a 1.
Posteriormente, na final da Sul-Americana de 2009, novamente os dois times se esbarraram. No primeiro jogo, a LDU goleou o Fluminense por um placar de 5 a 1. Por outro lado, no confronto da volta, o Tricolor das Laranjeiras diminuiu a diferença para 3 a 0, mas o agregado de 5 a 4 deu o título para o elenco equatoriano.