Fluminense bateu o Inter de virada e garantiu a sonhada classificação na Libertadores
Precisando de uma vitória para avançar de fase, o Fluminense conseguiu, quase como um feito miraculoso, virar o jogo contra os Colorados e garantiu sua presença na próxima fase da Libertadores.
A equipe Tricolor, que havia empatado o jogo de ida, entrou pressionada para o jogo de volta. Quando saiu atrás no placar, a pressão aumentou ainda mais, já que o empate beneficiava a equipe do Internacional.
Porém, com dois gols de bolas aéreas e de cabeça, o Flu conseguiu a virada ainda no primeiro tempo e eliminou os gaúchos da competição mais desejada da América do Sul.
Fluminense lute e consegue a virada
Com o Fluminense e o Internacional novamente duelando por uma vaga na Libertadores, é interessante relembrar que um confronto em 2012 parou o Brasil, com as duas equipes lutando também por uma vaga na competição.
Na edição de 2012, o Fluminense teve a melhor campanha na fase de grupos, com apenas uma derrota em seis partidas, enquanto o Internacional teve a pior campanha entre os segundos colocados, somando apenas nove pontos.
Com essas estatísticas, as equipes se encontraram nas oitavas de final, e o duelo decisivo foi marcado para o mando do Fluminense.
No jogo no Beira-Rio, pouco criativo, terminou em 0x0, o que era positivo para o Internacional na época, pois existia a regra do gol fora de casa, onde um empate com gols classificaria o Colorado do Rio Grande do Sul.
Em uma partida com o estádio completamente lotado, com mais de 32 mil pessoas, o Fluminense começou atrás no placar com um gol rápido do Internacional. No entanto, ainda no primeiro tempo, com a torcida empurrando, o Flu virou o jogo para 2×1.
O segundo tempo foi mais estudado do que jogado, e o Flu conseguiu segurar bem as ações ofensivas do time gaúcho, avançando na Libertadores com um agregado de 2×1.
Leandro Damião abriu o marcador para o Colorado, enquanto Leandro Euzébio e Fred, ambos de cabeça, marcaram os gols do Tricolor na partida das oitavas da competição.
Mais tarde naquele ano, o Fluminense acabou sendo eliminado pelo Boca Juniors na competição, mas conquistou o tetracampeonato brasileiro e o Campeonato Carioca, consolidando um ano de muito sucesso para o Tricolor Carioca. Em 2023, o Fluminense busca eliminar o Internacional novamente na Libertadores.