Fluminense é avisado e Maracanã será destruído
Maracanã estava fechado para a final da Libertadores
Com o objetivo de resguardar o gramado do Maracanã, a CBF proibiu a realização de partidas no local pelo Campeonato Brasileiro. Como resultado da ação, o estado da grama surpreendeu a todos na final da Conmebol Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors. No entanto, apesar dos esforços, o principal estádio do Brasil terá uma sequência pesada de confrontos seguidos.
Na reta final da Série A, o Maracanã irá ter três jogos seguidos, feito que nunca ocorreu na gestão de Flamengo e Fluminense. Sobretudo, o estádio comportará o embate entre as Seleções Brasileira e Argentina, nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Em contrapartida, o Tricolor das Laranjeiras encara o São Paulo, enquanto o rubro-negro duela com o RB Bragantino. Confira abaixo:
- 21/11 – Brasil x Argentina – Eliminatórias da Copa do Mundo
- 22/11 – Fluminense x São Paulo – 32ª rodada do Brasileirão
- 23/11 – Flamengo x Bragantino – 30ª rodada do Brasileirão (Jogo que foi adiado)
Apesar do estado do Maracanã preocupar, o Fluminense tenta dar sequência à temporada embalada. Por outro lado, o Flamengo segue na briga pelo título do Campeonato Brasileiro e consequentemente uma vaga na Libertadores 2024. Por fim, no dia 11 de novembro, o clássico FlaFlu ocorre também no estádio, com o mando pertencendo ao clube da gávea.
Fluminense e a concessão do Maracanã
O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou nesta terça-feira (24), a extensão do Termo de Permissão de Uso do Maracanã e Maracanãzinho para Flamengo e Fluminense. No entanto, a dupla vai enfrentar mais um concorrente, o Vasco da Gama, que vai participar do chamamento público e também da licitação para gerir o Complexo Maracanã por 20 anos.
De modo geral, Flamengo e Fluminense administram o Maracanã desde abril de 2019, mas vão ter concorrência pública no mês de novembro. De modo geral, além do Vasco, grupos interessados irão apresentar suas propostas em chamamento público. De acordo com o ge, duas parceiras e a Arena 360 também vão entrar na disputa. Confira os processos abaixo:
- 7/11 – Entrega das propostas técnicas e financeiras
- Novo aditivo do TPU a Fla e Flu: de 24 de outubro a 31 de dezembro
- Chamamento público: propostas entregues no dia 9 de novembro. Para gestão pelos 12 meses de 2024
- Licitação: propostas entregues no dia 7 de dezembro. Para gestão por 20 anos
Apesar de Flamengo, Fluminense e Vasco brigarem no Campeonato Brasileiro, as equipes também vão ter que lutar contra as ofertas adversárias. Segundo o documento divulgado pelo Governo do Rio de Janeiro, a licitação terá um valor mínimo de R$ 6.132.000,00. Assim, qualquer oferta abaixo do valor estipulado será desclassificada. No mais, as cifras estimadas na concessão giram em torno de R$ 186.090.559,38.