Fluminense e Flamengo se enfurecem e detonam o Vasco
Gigante da Colina perdeu concessão do Maracanã
O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou, no dia 24 de outubro, a extensão do Termo de Permissão de Uso do Maracanã e Maracanãzinho para Flamengo e Fluminense. No entanto, o Vasco tentou participar do chamamento público e licitação, mas os planos do cruzmaltino derem errado. Como resultado, os rivais lançaram nota conjunta detonado a postura do Gigante da Colina.
Após apresentarem todas as documentações necessárias, Fluminense e Flamengo conseguiram a ampliação da gestão do Maracanã até o final de 2024. Em nota publicada nesta quinta-feira (9), os clubes oficializam o processo e criticam o Vasco da Gama, que, na visão da dupla cria “narrativas fantasiosas e desrespeitosas”, ao afirmar que foi impedido de participar da concorrência.
Confira alguns trechos da nota emitida por Flamengo e Fluminense:
“Ocorre que, de forma contraditória a sua conduta, o Vasco da Gama emitiu, na manhã de hoje, poucos minutos antes do horário marcado para o Chamamento Público, uma nota oficial informando que não participaria do procedimento que tanto exigia, com argumentos novamente fantasiosos e desrespeitosos com o Poder Executivo e com seus concorrentes. Infelizmente, o Vasco da Gama optou por divulgar informações falsas e sensacionalistas à sua torcida, buscando criar uma comoção social, alegando ter sido cerceado de participar de uma concorrência, na qual sequer tentou se habilitar.
A conduta adotada pelo Vasco da Gama demonstra que seu discurso durante os últimos meses tinha por objetivo, apenas, tumultuar a permissão de uso concedida ao Flamengo e ao Fluminense, de modo a coagir o Estado do Rio de Janeiro a adotar uma modelagem da concorrência voltada a seus próprios interesses e não ao interesse público. A postura do Vasco da Gama demonstra que não pretende um “Maracanã de todos”, mas sim, um “Maracanã de ninguém”.
Vasco da Gama no fundo do poço
Além de não ter conquistado direito de concessão do principal estádio do Brasil, o Vasco se depara com uma situação deprimente no Campeonato Brasileiro. Ocupando a 16ª posição com 37 pontos, o cruzmaltino possui a mesma quantidade de pontos do primeiro colocado na zona de rebaixamento, o Cruzeiro, que possui um duelo a menos.
Recém promovido à elite do futebol nacional, o Vasco caiu para a segunda divisão em quatro oportunidades (2008, 2013, 2015 e 2020) e se consagra como o 4º time com mais quedas. Confira os times que mais foram rebaixados:
- 1º Lugar: América-MG (7) – (1993, 1998, 2001, 2011, 2016, 2018 e 2023)
- 2º Lugar: Coritiba, Sport e Vitória (ambos os times com seis rebaixamentos)
- 3º Lugar: Santa Cruz e Avaí – (ambos com cinco rebaixamentos)
- 4º Lugar: Bahia, Criciúma, Fortaleza e Vasco – (ambos com quatro rebaixamentos