Fluminense fecha com atacante campeão da Champions League
Após um período de conversas com o Qingdao Hainium, da China, o atacante Alan não chegou a um acordo com o clube asiático devido à falta de garantias tanto para o jogador quanto para o Fluminense.
Consequentemente, de acordo com o portal GE, Alan volta a ser considerado uma opção no Fluminense. Por conta das negociações, o atacante não havia sido relacionado desde o empate em 1 a 1 contra o Sporting Cristal, do Peru, no Maracanã, no final de junho, embora tenha continuado a treinar normalmente.
Ele se reunirá com o elenco nesta quarta-feira, no CT Carlos Castilho, e se tornará uma opção para o técnico Fernando Diniz na partida contra o Coritiba, na próxima segunda-feira, às 19h (horário de Brasília), no estádio Couto Pereira, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Título de Champions League
Campeão brasileiro com o Fluminense em 2010, o atacante passou a se chamar A Lan depois de assumir a nacionalidade chinesa (abandonando a brasileira) e vestiu a camisa do Beijing Guoan, emprestado pelo Guangzhou Evergrande.
Revelado pelo Fluminense depois de ter feito a base no Londrina, Alan deixou o clube em 2010 durante a campanha do título, mas ainda teve tempo de contribuir com quatro gols. O então jovem atacante tinha sido fundamental na surpreendente arrancada do Tricolor contra o rebaixamento no ano anterior.
Seu destino foi o Red Bull Salzburg, da Áustria, e por lá venceu três vezes o campeonato e a copa local antes de partir para a China.
Na China desde 2015, Alan também encontrou mais uma vez sucesso local, com dois títulos do Chinês pelo Guangzhou Evergrande e o título da Liga dos Campeões da Ásia em 2015. Passou a última temporada emprestado ao Tianjin Tianhai em 2019 e ao Beijing Guon em 2020.