Fluminense ganha data para dar a maior vingança da sua história
Tricolor encara carrasco da Sul-Americana e Libertadores
Nesta sábado (4), o Fluminense marcou o principal capítulo da sua história ao vencer pela primeira vez um título internacional. Com o Maracanã lotado, o Tricolor das Laranjeiras derrotou o Boca Juniors por 2 a 1 e ergueu a taça da Libertadores da América. Com o feito, os cariocas enfrentam a algoz LDU, na Recopa Sul-Americana.
De acordo com a Conmebol, Fluminense e LDU se enfrentam entre os dias 21 e 28 de fevereiro. A princípio, o jogo da ida será realizado em Quito, no Estádio Casa Blanca. Por outro lado, a taça será levantada no Maracanã, no confronto da volta. Os planteis voltam a se enfrentar em uma final, após as disputas da Libertadores de 2008 e Sul-Americana 2009.
Em 2008, Fluminense e LDU se encontraram na final da Conmebol Libertadores. Na ocasião, no primeiro confronto, os equatorianos venceram por 4 a 2 e no embate da volta os cariocas emplacaram 3 a 1. No entanto, nas penalidades, o Tricolor das Laranjeiras perdeu por 3 a 1.
Posteriormente, na final da Sul-Americana de 2009, novamente os dois times se esbarraram. No primeiro jogo, a LDU goleou o Fluminense por um placar de 5 a 1. Em contrapartida, no confronto da volta, os cariocas diminuíram a diferença para 3 a 0, mas o agregado de 5 a 4 deu o título para o elenco equatoriano mais uma vez.
- Final da Libertadores 2008
- Joga da ida: LDU 4 x 2 Flu
- Joga da volta: Flu 3 x 1
- Penalidades: Flu 1 x 3 LDU
- Final da Sul-Americana 2009
- Joga da ida: LDU 5 x 1 Flu
- Joga da volta: Flu 3 x 0 LDU
- Agregado: LDU 5 x 4 Flu
Fluminense superior
Apesar das duas eliminações dolorosas, o Fluminense ainda tem uma leve vantagem nos confrontos em que esbarrou com a LDU. De modo geral, as duas equipes protagonizaram oito partidas, divididas entre Copa Sul-Americana e Libertadores. Nesse ínterim, o time comandado por Fernando Diniz emplacou quatro vitórias, três derrotas e um empate.
Mesmo apresentando uma vitória a mais, o Tricolor das Laranjeiras não tirou proveito nas bolas alçadas ao fundo das redes adversárias. Sendo assim, foram 12 gols marcados para cada time, totalizando uma média de três tentos por duelo.