Fluminense humilha PSG, Bayern de Munique e Liverpool
Nos últimos anos, o trabalho realizado no Fluminense tem sido notável e digno de aplausos. Há apenas alguns anos, em 2018 e 2019, o time enfrentava desafios de extremo peso, brigando para evitar o rebaixamento e lidando com sérios problemas financeiros, preocupando os torcedores tricolores.
No entanto, com gestões eficientes e, principalmente, diversas mudanças no elenco, na comissão técnica e em todo o departamento do clube, o time se renovou e voltou a conquistar títulos. Neste ano de 2023, alcançou a glória máxima do futebol ao se tornar campeão da Libertadores da América, além de conquistar o bicampeonato carioca.
Atualmente, vivendo uma grande fase e sendo considerado um dos times mais bem treinados do Brasil, mesmo sem uma folha salarial não tão elevada, o Fluminense conseguiu surpreender e deixar para trás gigantes do futebol europeu, como PSG, Bayern de Munique e Liverpool, no ranking de melhores times do mundo elaborado pela IFFHS.
Flu aparece em grande ranking mundial
Em decorrência da boa temporada, o Fluminense chamou a atenção de vários lugares ao redor do mundo. Além da conquista da Libertadores, o Flu também demonstrou um desempenho sólido e seguro no Brasileirão, garantindo-lhe a 10ª posição no ranking da IFFHS, no qual o líder é o Manchester City, da Inglaterra.
O ranking é atualizado mensalmente, sofrendo diversas atualizações de acordo com a pontuação dos times, calculada com base em seus desempenhos nas ligas locais e internacionais. A pontuação varia de acordo com o nível de competitividade, levando em consideração os resultados dos últimos 12 meses e como o Flu vem de ótimos resultados ganhou a vaga no top10.
Na lista completa, o Fluminense aparece na 10ª posição, que inclui ainda equipes como o Fortaleza na sexta posição e o Palmeiras na quinta, ambos brasileiros. O top 3 é ocupado pelo Manchester City da Inglaterra (1), Real Madrid da Espanha (2) e Al Ahly do Egito (3). Vale lembrar que City e Al Ahly podem ser adversários do Flu no Mundial de Clubes, com um enfrentando na semifinal e outro na final.